Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Personagem

Chico Xavier: 20 anos após sua morte, médium ainda é envolvido em mistérios

Teria Chico entrado em contato com os vivos ou mesmo reencarnado? Saiba o que dizem pessoas próximas a ele

Giovanna Gomes sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 02/07/2022, às 09h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Chico Xavier durante entrevista ao Fantástico, no ano de 1979 - Divulgação/Youtube/ONLY2ful
Chico Xavier durante entrevista ao Fantástico, no ano de 1979 - Divulgação/Youtube/ONLY2ful

Em dia 30 de junho de 2002, há 20 anos, morria Chico Xavier, o mais conhecido médium brasileiro, aos 92 anos de idade. Naquele dia, o país todo estava em festa, tendo em vista o recém-conquistado título de pentacampeão por parte da seleção de futebol na Copa do Mundo.

De acordo com o jornal MGTV, da rede Globo, uma amiga do médium, Maria Elisa, teria passado a tarde com ele naquela data. "Eu cheguei lá às 13h. Ele estava deitado e eu perguntei se ele gostaria de ir para a sala assistir um pouco de televisão para assistir a festa. Ele consentiu e eu fiquei ali com ele o tempo todo, rindo e conversando", disse a mulher.

Ora a gente ria, ora a gente ficava emocionado de ver tanta comemoração", relembrou Maria Elisa, que contou à equipe que, naquele dia, a despedida dos dois se deu de maneira especial.

Em meio a comemorações, a partida

"Foi uma emoção muito grande, porque ele se despediu com muita emoção. Beijou as minhas mãos, agradeceu e me desejou que eu fosse com Deus e que Deus me abençoasse. E eu, assustada falei ao Chico: 'eu que tenho que agradecer ao senhor por ter oportunidade de estar aqui'. Eu saí, voltei, dei uma olhada para trás; pus um beijo na mão, soprei para ele. Ele abanou a mão para mim e eu fui embora", contou.

Chico Xavier e o apresentador Gugu durante entrevista em 1995 / Crédito: Divulgação / Youtube / Arquivo Marckezini

Pela noite, meios de comunicação de todo o país anunciaram a morte do líder espírita na cidade mineira de Uberaba, provocando uma grande tristeza entre aqueles que o admiravam.

Ele sempre dizia que ia desencarnar ou morrer no dia que o Brasil estivesse em festa e que eu não ia ter tempo para pensar na morte dele. E realmente foi assim", disse Eurípedes Higino, filho de Chico Xavier, à fonte.

Código deixado por Chico

Depois da morte do médium, muitas perguntas começaram a ser levantadas entre os seguidores do espiritismo, como por exemplo, se ele retornaria em uma nova encarnação ou se teria entrado em contato com os vivos.

A resposta estaria em um código que Chico teria deixado para três pessoas de sua confiança. Essas pessoas, que são o filho, uma amiga e um médico, seriam as únicas capazes de confirmar a veracidade de mensagens atribuídas a ele.

O médium Chico Xavier / Crédito: Divulgação / Youtube / Tudo Sobre Umbanda

"Ele criou este código para inibir um pouco das pessoas que iriam receber mensagem dele. Ele dizia que tudo que ele tinha de escrever, já estava escrito. Quando começasse [a escrever] novamente, a pessoa não saberia desde o princípio. Isto era notório, para que as pessoas não abusassem para poder colocar na boca dele coisas que ele jamais diria", explicou Eurípedes.

Para os guardiões, não houve contato

Kátia Maria, a amiga que esteve entre os escolhidos, faleceu em dezembro de 2012. Cinco meses antes, ela teria garantido, durante entrevista à TV Integração, que o médium ainda não havia entrado em contato. "A gente tem saudade dele. A cada dia que passa parece que a saudade aumenta", disse Katia na ocasião.

"A comunicação dele, para mim, ainda são os livros que ele deixou. Se ele se comunicasse, eu teria certeza que saberia que é ele, porque tivemos um convívio por mais de 50 anos", declarou o médico Eurípedes Tahan ao MGTV, em 2017.

Eurípedes Higino, filho de Chico Xavier / Crédito: Divulgação / Youtube / Os Mundos de Chico Xavier

O filho, por sua vez, afirmou: "Ainda não existiu [qualquer comunicação de Chico]. Por enquanto, estão brincando com a psicografia de Chico Xavier. A hora que aparecer, podem ter certeza que tanto o doutor Eurípedes Tahan, quanto eu, vamos ter o prazer de dizer que é verdade".

Reencarnação

Apesar de muitos praticantes do espiritismo acreditarem que ChicoXavier reencarnou, o filho do mineiro aponta: "quem está reencarnado é o Emmanuel, com quase ou um pouco mais de 16 anos. Chico brincava que ele ia ver como era ter patrão, porque ele [Chico] está de lá, e o Emmanuel está aqui. Que agora o chefe era ele [Chico]", disse Higino.

Para Sônia Barsante, quem é presidente da Aliança Municipal Espírita, o médium já cumpriu sua missão. "Não há necessidade de o Chico voltar num corpo físico, porque ele deixou a obra. Está aí para ser estudada e entendida. Algo que, na realidade, nem sequer foi assimilado. É uma obra que, para 500 anos, tenhamos tudo o que é importante para que nós melhoremos a nossa própria existência", concluiu.


+Saiba mais sobre os livros psicografados por Chico Xavier

Sementeira de Luz, Francisco Cândido Xavier, 2019 - https://amzn.to/320LOLk

Fonte viva, de Francisco Cândido Xavier, 2007 https://amzn.to/2JBLOuN

Nosso Lar,  Francisco Cândido Xavier, 2014  - https://amzn.to/2Wvz8ea

Missionários da luz, de Francisco Cândido Xavier, 2013 https://amzn.to/34ddOMY

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/3b6Kk7d