Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / O Céu É de Verdade

O Céu é de Verdade: Conheça a história que inspirou o filme sobre vida após a morte

Filme que será exibido nesta quarta-feira, 30, pela TV Globo é inspirado em best-seller que narra episódio de vida após a morte

Redação Publicado em 30/08/2023, às 13h22 - Atualizado em 31/08/2023, às 10h14

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cena do filme 'O Céu é de Verdade' - Divulgação
Cena do filme 'O Céu é de Verdade' - Divulgação

Lançado em 2014, o filme 'O Céu é de Verdade' se tornou um verdadeiro sucesso em bilheteria ao lucrar mais de 100 milhões de dólares. Na última quarta-feira, 30, o longa que fascina diferentes gerações será exibido pela TV Globo na 'Sessão da Tarde', exibida às 15h25.

O filme se passa em 2003 e é baseado na história de Colton Burpo, um menino de apenas 4 anos que passou por uma cirurgia de emergência que visava resolver um caso de apendicite aguda. Ao passar por um caso de 'quase morte', a criança sobrevive e relata que deixou o próprio corpo durante a cirurgia. Aos pais, ele disse que foi para uma dimensão na qual conheceu Jesus, Maria, presenciou anjos e até mesmo viu animais coloridos.

Entretanto, os pais não encaram as palavras do filho como verdadeiras de imediato. A situação muda quando Colton, interpretado pelo ator Connor Corum, fala sobre ter visto sua irmãzinha no paraíso. A fala chama atenção, pois, a criança não nasceu, resultado de um aborto espontâneo. Como ele era muito criança para entender o que aconteceu, muitos passam a acreditar nele.

"Todd e a esposa enfrentam uma situação difícil quando o filho Colton é operado às pressas. Após se recuperar, ele conta que foi ao céu e diz coisas que só comprovam isso", destaca a sinopse do filme. Do cineasta Randall Wallace, o longa apresenta Greg Kinnear na pele do pai de Colton e a atriz Kelly Reilly como Sonja Burpo, mãe do garoto.

Uma curiosidade que muitos podem não saber, é que o filme é baseado num livro de sucesso. Ao ouvir os relatos do filho, Todd Burpo, um pastor protestante, elabora um livro, que recebeu o título: "O Céu é de Verdade - O Impressionante Relato do Menino Que Foi ao Céu e Voltou para Contar'. Em parceria com a escritora Lynn Vicente, o livro vendeu mais de 3 milhões de cópias nos EUA. No Brasil, fascinou muitas pessoas.

Em seu relato, Colton impressionou ao falar sobre ter conhecido um bisavô, que havia falecido, e até mesmo descreveu como seria Jesus Cristo. "Ele tem cabelo castanho e tem cabelo no rosto. E os olhos dele… Ah, papai, os olhos dele são tão bonitos!", afirmou o garotinho. 

Ainda sobre Jesus, o pequeno também falou, em outras palavras, sobre os sinais da crucificação. "Ei, papai, você sabia que Jesus tem marcadores?". Colton também disse que Jesus "Tem um cavalo. Sim, um cavalo da cor do arco-íris. Eu fiz carinho nele. Tem muitas cores lá". Os relatos da criança foram suficientes para convencer os pais e admiradores ao redor do mundo.

Críticas

Em entrevista ao Huff Post, em 2014, Todd Burpo rebateu as críticas de pessoas que não acreditam nos relatos de Colton e até mesmo alegam que o garoto "misturou involuntariamente fatos com ficção ou fantasia". 

Cena do filme 'O Céu é de Verdade' /Crédito: Divulgação

"Os críticos não leram o livro. Se forem honestos, saberão que sua crítica é infundada porque não leram o livro e não viram como nós, como família normal, lutamos contra esses fatos. A verdade é que as pessoas não entendem a vida nas cidades pequenas. Temos 2.000 testemunhas de todos esses detalhes em nossa vida, simplesmente não poderíamos ter inventado", explicou Todd. "Colton sabia coisas que nenhuma criança de 4 anos poderia saber, coisas que nenhum professor da Escola Dominical lhe teria ensinado. Se você ler o livro você verá. Eu encorajaria todos a irem ver o filme ou ler o livro antes de dizer qualquer coisa".

Na época, Todd também falou sobre eles estarem prontos para lidar com críticas e recomendou que as pessoas assistissem ao filme antes de 'julgar'. 

"Este não é um filme cristão com uma história fácil e caiada, onde tudo acaba bem e a vida é fácil. Esta é a nossa vida real. Não é ficção, isso é real e quero que as pessoas saibam disso e tenham esperança. Estamos preparados para aguentar o calor. Sabemos que isso acontece quando você faz um filme e segue esse caminho, mas eu diria aos críticos, antes de fazerem seu julgamento, assistam e entendam nossa história", afirmou ele.