Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Brasil

O constrangedor primeiro encontro de Dom Pedro II e Teresa Cristina

O monarca brasileiro, aos 17 anos, tinha uma expectativa da nova esposa que foi rapidamente frustrada, fazendo com que ele faltasse com o decoro

André Nogueira Publicado em 03/07/2020, às 12h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Pintura de Pedro, Teresa Cristina em montagem - Wikimedia Commons
Pintura de Pedro, Teresa Cristina em montagem - Wikimedia Commons

O casamento entre o Imperador Pedro II e sua consorte Teresa Cristina é conhecido pelo sucesso, no entanto, o primeiro encontro entre os nobres foi de um absurdo tremendo. Isso porque os pombinhos se casaram antes mesmo de se conhecerem. Oficialmente, a união ocorreu por procuração em Nápoles, em 1843 (três anos após o Golpe da Maioridade), em que o brasileiro foi representado por Leopoldo, irmão de Teresa. 

Então, uma frota brasileira de navios foi levado à Europa para acompanhar a nova imperatriz brasileira às Américas. A italiana chegou no Rio de Janeiro em setembro daquele ano e o imperador, extremamente agitado e ansioso pela chegada da nova esposa, quebrou os protocolos que obrigavam Teresa esperar até a manhã seguinte para conhecer o cônjuge e subiu na surdina no navio. 

Teresa teria se apaixonado imediatamente pelo jovem monarca de cabelos loiros. Por outro lado, aos dezessete anos, Pedro ficou absurdamente desapontado com a imagem que viu. O imperador possuía uma imagem idealizada da esposa na cabeça, fruto de descrições imprecisas. Quando chegou ao convés da embarcação, sofreu uma quebra de expectativas.

Gravura do casal / Crédito: Getty Images

Isso porque a primeira coisa que Pedro II reparou em Teresa Cristina foi o que ele entendia como defeitos. Ela era baixinha e distante do padrão de beleza europeu, levemente acima do peso, de cabelos lisos e olhos claros. O monarca, que recebia os mimos de um rei desde os cinco anos de idade, não soube bem como reagir. 

Com as expectativas no chão, ele ficou revoltado e não escondeu o sentimento de rejeição. A cumprimentou e, após um breve intervalo, soltou um “até amanhã” e deixou o navio. A bordo, Teresa caiu em lágrimas de decepção: “o imperador não gostou de mim!”.

O monarca teria se sentido “enganado e queixou-se amargamente a Paulo Barbosa e d. Mariana. Chorou nos ombros do mordomo e reclamou da aia: “Enganaram-me, Dadama!””, segundo a biografia Dom Pedro II, de José Murilo de Carvalho.

No dia seguinte, ainda abalada, Teresa escreveu à Família Real: "Sei que minha aparência é diferente da que havia sido anunciada. Farei todo o possível para viver de tal maneira que nada leve ao engano de meu caráter. Minha ambição será parecida à de Maria Leopoldina da Áustria, mãe de meu marido, e serei brasileira de coração em tudo que fizer".

Dom Pedro em nenhum momento se negou a se casar com a siciliana, mesmo depois do indecoroso encontro. Mesmo que a procuração já tivesse sido feita, a Família patrocinou um casamento extravagante para simbolizar o matrimônio, ocorrido em 4 de setembro de 1843, na Capela Real do Rio de Janeiro.


+Saiba mais sobre esta e outras obras de Dom Pedro II: 

Dom Pedro II na Alemanha: Uma amizade tradicional, de Dom Carlos Tasso de Saxe-Coburgo e Bragança (2014) - https://amzn.to/34yeNYV

D. Pedro II – A história não contada: O último imperador do Novo Mundo revelado por cartas e documentos inéditos, de Paulo Rezzutti (2019) - https://amzn.to/2L3sXcE

D. Pedro II, de José Murilo de Carvalho  (2007) - https://amzn.to/34pqCR3

As Barbas do Imperador, de Lilia Moritz Schwarcz (1998) - https://amzn.to/2OU5L1P

Titília e o Demonão – A história não contada: A vida amorosa na corte imperial: mensagens de d. Pedro I à marquesa de Santos, de Paulo Rezzutti (2019) - https://amzn.to/33AyjT5

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/3b6Kk7du