Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Curiosidades

O dia em que o Radiohead pediu para assistir 'Bruna Surfistinha'

Um dos filmes brasileiros mais comentados de 2011, Bruna Surfistinha chamou atenção da banda britânica Radiohead

Éric Moreira, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 17/04/2023, às 17h03 - Atualizado em 30/10/2023, às 17h22

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Thom Yorke, vocalista do Radiohead, e imagem do filme 'Bruna Surfistinha' (2011) - Getty Images / Reprodução/Imagem Filmes
Thom Yorke, vocalista do Radiohead, e imagem do filme 'Bruna Surfistinha' (2011) - Getty Images / Reprodução/Imagem Filmes

Em 2011, lançava no Brasil um dos filmes que marcaria a indústria cinematográfica nacional e seria amplamente comentado naquele ano: 'Bruna Surfistinha'. A produção, dirigida por Marcus Baldini e com Deborah Secco no elenco, é inspirada no livro 'O Doce Veneno do Escorpião', de 2005, que conta a história de Raquel Pacheco, ou seja, o filme é inspirado em uma história real.

"Raquel Pacheco [Deborah Secco] era uma jovem da classe média paulistana, que estudava em um colégio tradicional da cidade. Certo dia ela tomou uma decisão surpreendente: saiu de casa e resolveu virar garota de programa. Com o codinome 'Bruna Surfistinha', Raquel viveu diversas experiências profissionais e ganhou destaque nacional ao contar suas aventuras sexuais e afetivas em um blog, que depois virou um livro e tornou-se um best seller", explica a sinopse. 

A polêmica produção, porém, não possui histórias interessantes a contar somente no que é apresentado nas telas. Um exemplo desses momentos curiosos em torno da obra é quando a famosa banda britânica Radiohead, que possui uma de suas músicas mais famosas compondo a trilha sonora, pediu para assistir ao filme antes de seu lançamento

Negociação

Como não muitas pessoas sabem, a produção de um filme passa por diversas e trabalhosas etapas em sua produção. Além do desenvolvimento de um roteiro e da seleção de atores, ainda acontece a preparação do elenco, gravação, divulgação, edição... E provavelmente uma das etapas menos agradáveis é a de conseguir todas as licenças de uso de imagem e som, por exemplo, os direitos autorais de músicas pretendidas de se utilizar.

Uma das músicas mais famosas presentes na trilha sonora de 'Bruna Surfistinha' é a clássica 'Fake Plastic Trees', da banda britânica Radiohead. Porém, graças a escolha do diretor para se eternizar a canção no longa brasileiro, Marcus Baldini passou por uma situação que provavelmente não esperava, naquela época.

No caso, para autorizar a liberação do hit no filme, o grupo britânico fez apenas uma exigência: a fim de ter certeza sobre a aprovação ou não, pediram para assistir ao longa antes de seu lançamento. Então, em outubro de 2010 o próprio Marcus Baldini viajou para Londres e levou, consigo, uma cópia em DVD do seu trabalho, com legendas em inglês, de acordo com o g1.

Eu e o Rodrigo Letier, que é o produtor, levamos um DVD para o empresário e gerente mostrarem para a banda, que controlam diretamente tudo relacionado a eles. Eles estavam muito preocupados com o conteúdo do filme e queriam entendê-lo. Depois elogiaram muito o filme e a atuação da Deborah [Secco]. O Radiohead deu até um desconto depois", brincou Baldini em entrevista ao g1, na época.

'Fake Plastic Trees'

Como já mencionado, o longa, protagonizado por Deborah Secco, é inspirado na história real da garota de programa Raquel Pacheco, autora do best-seller no qual o filme se inspira. Na história, é possível assistir o fatídico momento em que ela decidiu por fugir da casa dos pais, onde vivia como uma garota comum de classe média alta, para entrar no mundo da prostituição.

No caso, o momento em que 'Fake Plastic Trees' toca é justamente nesse ponto chave, quando Raquel deixa sua casa e, então, começa a se prostituir. "Todo momento em que estava escrevendo o filme ou pensando nele eu lembrava da música, da letra 'fake plastic trees, fake plastic girls'. Tem tudo a ver com a Bruna, com uma sensação de melancolia que a Raquel tem no filme", explica o diretor.