Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Ruínas

O hotel luxuoso que preserva ruínas arqueológicas de 2.300 anos

Durante a construção do Museum Hotel Antakya, um sítio arqueológico foi descoberto; confira!

Éric Moreira Publicado em 16/12/2022, às 22h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Visão do Museum Hotel Antakya, construído sobre sítio arqueológico - Reprodução/Vídeo/Youtube/The Museum Hotel Antakya
Visão do Museum Hotel Antakya, construído sobre sítio arqueológico - Reprodução/Vídeo/Youtube/The Museum Hotel Antakya

Mesmo sob as cidades mais desenvolvidas, industrializadas ou urbanizadas, existe uma longa história por trás de sua criação, muita vezes consistindo na sobreposição do interesse de algumas sociedades sobre outras, ou mesmo na exploração de riquezas naturais. Por isso, não é incomum se ver notícias sobre descobertas arqueológicas ou mesmo fósseis de animais em meio a alguns centros urbanos.

No entanto, a família Asfuroğlu foi surpreendida com um dos maiores achados da atualidade, mas que poderia vir a arruinar completamente com os planos da construção de um hotel de luxo na cidade de Antakya, na Turquia — antiga cidade romana de Antioquia. Porém, uma decisão salvou todo o projeto, além de até mesmo ter dado um valor a mais para ele, resultando no Museum Hotel Antakya.

Passagem sobre sítio arqueológico no Museum Hotel Antakya / Crédito: Reprodução/Vídeo/Youtube/The Museum Hotel Antakya

Descoberta

Logo que o terreno de quatro acres para a construção do hotel da família Asfuroğlu foi aberto, em 2009, as primeiras ruínas foram desenterradas. No entanto, a descoberta, que poderia arruinar completamente os planos para a obra, acabou agregando mais valor e servindo como um charme a mais para a construção, tendo sido bem aproveitado.

Após o achado, todo o local foi transformado no que ficou conhecido como a maior escavação arqueológica sistêmica da Turquia desde a década de 1930. Contando com uma equipe de 200 pessoas, incluindo 35 arqueólogos e cinco restauradores, a descoberta foi surpreendente: o maior mosaico de piso de peça única do mundo, a primeira estátua de mármore do deus grego Eros encontrada inteiramente intacta e 35.000 outros artefatos que datam do século III a.C. de 13 civilizações diferentes.

Descobertas no Museum Hotel Antakya / Crédito: Reprodução/Vídeo/Youtube/The Museum Hotel Antakya

Adaptações

Com a surpresa, o grupo então encarregou o escritório turco Emre Arolat Architects (EAA) de construir um hotel de luxo que não apenas circundasse todo o sítio arqueológico, como também o protegesse.

Assim, uma construção de aço suspensa de 200 quartos foi projetada para proteger e exibir as descobertas abaixo como um parque arqueológico nacional, que agora é o Museu Arqueológico Necmi Asfuroğlu, de propriedade pública e operado", explicou Sabiha Asfuroğlu Abbasoğlu, CEO da Divisão de Turismo e Hotelaria do Grupo Asfuroğlu.

Então, a EAA remanejou o projeto e colocou estrategicamente vigas de aço em áreas do local que não tinham nenhum elemento arqueológico abaixo delas, a fim de criar a estrutura da estrutura de vários andares. 

Sítio arqueológico abaixo do Museum Hotel Antakya / Crédito: Reprodução/Vídeo/Youtube/The Museum Hotel Antakya

Museum Hotel Antakya

A estrutura do hotel, de acordo com o site Architectural Digest, conta com quartos pré-fabricados ao longo dos espaços públicos, incluindo restaurante, bar e lobby, foram inseridos no edifício acima das ruínas, oferecendo aos hóspedes uma visão panorâmica única delas.

Posicionar este grande edifício em um sítio arqueológico tão precioso exigiu uma abordagem muito sensível e cálculos muito precisos e programas de engenharia e construção", acrescentou Sabiha Abbasoğlu. "Em suma, esta estrutura é uma maravilha da engenharia."

Por fim, a obra toda custou ao Grupo Asfuroğlu mais de US$ 120 milhões, tendo sido necessários mais de 10 anos para sua conclusão. Porém, embora os custos tenham sido elevados, definitivamente as decisões tomadas valeram a pena, não só pela própria beleza individual que o hotel de luxo carrega, como também pelos importantes achados arqueológicos feitos no local.

Passagens descobertas em hotel de luxo da Turquia / Crédito: Reprodução/Vídeo/Youtube/The Museum Hotel Antakya