Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Bomba atômica

Little Boy: Há 78 anos, bomba atômica dos EUA devastava Hiroshima

Hiroshima foi palco da explosão da primeira bomba atômica em um trágico episódio de guerra que tirou as vidas de um terço de sua população

Ingredi Brunato Publicado em 06/08/2023, às 08h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Nuvem atômica da cidade de Hiroshima - Wikimedia Commons
Nuvem atômica da cidade de Hiroshima - Wikimedia Commons

Em 6 de agosto de 1945, pouco depois das oito da manhã, ocorreu a primeira detonação de uma bomba atômica na história da humanidade. Liberada sobre a cidade de Hiroshima, uma área civil, a arma de destruição em massa, apelidada de "Little Boy" (Ou "Garotinho", em tradução livre) explodiu em pleno ar, criando uma bola de fogo que tomou o céu. 

Para dar uma ideia do poder da explosão, vale mencionar que no centro dela a temperatura chegou a 1 milhão °C, e, mesmo a três quilômetros de distância, era cem vezes mais luminosa que o próprio Sol. 

13 quilômetros quadrados foram destruídos em questão de instantes por conta das temperaturas altas e da onda de choque que varreram Hiroshima, de acordo com o portal Campaign for Nuclear Disarmament. 

No exterior de algumas construções que sobreviveram à bomba, ficaram manchas de formato humano no concreto — essas marcas perturbadoras eram o único vestígio deixado por indivíduos incinerados no momento da explosão.

Fotografia de marca deixada por pessoa em concreto de escada após explosão / Crédito: Domínio Público

Cerca de 100 mil pessoas morreram instantaneamente, e milhares de outras perderam a vida mais tarde, de queimaduras, choque ou envenenadas pela radiação", explicou o historiador Antony Beevor, segundo repercutido pelo National Geographic. 

Especula-se que um terço dos 350 mil habitantes da cidade morreram como consequência direta da arma despejada pelo exército dos Estados Unidos sobre o local. As fatalidades indiretas, por sua vez, como aquelas causadas por doenças desenvolvidas mais tarde pelos sobreviventes, são difíceis de ser estimadas. 

Tecnologia militar

A Little Boy foi criada pelo Projeto Manhattan, uma iniciativa norte-americana ultrassecreta que incluía ofísicoJ. Robert Oppenheimer. O mecanismo interno da bomba atômica dependia de apenas duas cargas de urânio 235, um material radioativo tem o potencial de entrar em fissão nuclear — nome da reação em cadeia responsável pela sua devastadora explosão. 

Já a Fat Man (ou "Homem Gordo", em tradução livre), que foi lançada sobre Nagasaki, outra área civil, apenas três dias depois de Hiroshima, usava plutônio 239 para alcançar o mesmo resultado. 

Registro das explosões em Hiroshima e Nagasaki, respectivamente / Crédito: Domínio Público/ Creative Commons/ Wikimedia Commons

Contexto histórico

Na época, a Alemanha já havia sido dominada pelos Aliados (França, Inglaterra, EUA e URSS), com a morte de Hitler tendo ocorrido meses antes.

O Japão era a única potência do Eixo a prosseguir resistindo, sendo apenas após os dois episódios trágicos de Hiroshima e Nagasaki que os governantes do país finalmente declararam sua rendição, levando ao fim da Segunda Guerra Mundial.

Após perder o conflito, a nação asiática precisou não só assinar um acordo de paz através do qual concordava em deixar de possuir um Exército e cedia territórios que estavam sobre seu domínio, mas também lidar com as consequências da destruição em massa causada por Little Boy e Fat Man. 

Hoje, ambas as cidades japonesas a terem sido bombardeadas foram totalmente reconstruídas, e não são contaminadas com radioatividade, de forma que não fornecem nenhum risco à saúde de seus habitantes.