Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Oppenheimer

‘Oppenheimer’: Compare o elenco do filme com as pessoas reais

Indicado ao Oscar em 13 categorias, ‘Oppenheimer’ surpreende com a semelhança entre os personagens e a vida real; veja como foram as pessoas de verdade

Isabelly de Lima Publicado em 10/03/2024, às 11h00 - Atualizado em 17/03/2024, às 14h49

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cillian Murphy como Oppenheimer e o Oppenheimer da vida real - Divulgação / Universal Studios e Domínio público
Cillian Murphy como Oppenheimer e o Oppenheimer da vida real - Divulgação / Universal Studios e Domínio público

Neste ano, 'Oppenheimer', o mais recente épico do cineasta britânico Christopher Nolan, foi consagrado com o Oscar de Melhor Filme do último ano. A narrativa mergulha na vida e legado do físico teórico J. Robert Oppenheimer, líder do Projeto Manhattan e, consequentemente, o desenvolvimento das bombas atômicas.

O longa destaca a turbulenta jornada de Oppenheimer, desde seus primórdios como um jovem idealista até sua ascensão à liderança do projeto que mudaria o curso da história.

A partir de uma narrativa envolvente, somos confrontados com os dilemas éticos e as angústias existenciais que consumiram o cientista enquanto lutava com as implicações de sua criação.

Algo que chama atenção na produção, além da trama comovente e impactante, são as atuações, que garantiram até mesmo algumas indicações para o Oscar 2024 em 13 categorias.

Para que a visualização fique mais fácil, separamos algumas comparações entre os personagens e as pessoas da vida real; confira a seguir:

Robert Oppenheimer

Robert Oppenheimer (1904-1967), nasceu em Nova York, nos Estados Unidos. Sua seleção como líder do Projeto Manhattan foi ousada: ele era um físico teórico, não prático, e era conhecido por suas peculiaridades. Entretanto, Oppenheimer se tornou um mestre, liderando com habilidade cientistas e militares em Los Alamos.

J. Robert Oppenheimer de verdade e o ator no filme sobre o físico - Domínio público e Divulgação / Universal Studios

Após a guerra, ele foi envolvido no pânico nacional sobre o comunismo, e várias figuras importantes do governo dos EUA o acusaram de ser um espião soviético. Alguns de seus antigos colegas testemunharam contra ele em uma audiência em 1954, que resultou na revogação de seu certificado de segurança.

O físico morreu de câncer de garganta em 1967. Ele é retratado por Cillian Murphy no longa.


Kitty Puening

Kitty Puening (1910-1972) nasceu na Alemanha e mudou-se para os Estados Unidos quando era criança. Descrita por amigos e conhecidos como inteligente, inconstante e vivaz, Oppenheimer foi seu quarto marido. Seu primeiro casamento durou apenas um ano, e ela logo se tornou parceira de Joseph Dallet Jr., membro do Partido Comunista, com quem viveu até a morte dele.

Kitty Oppenheimer e Emily Blunt vivendo Kitty - Domínio público e Divulgação / Universal Studios

Quando Kitty conheceu Oppenheimer em Pasadena dois anos depois, já estava casada com seu terceiro marido, Stewart Harrison. Kitty engravidou do filho de Oppenheimer em 1940, e eles pediram a Harrison que concedesse o divórcio. Os Oppenheimers tiveram um filho e uma filha juntos, segundo o SF Gate.

As ligações de Kitty com o Partido Comunista foram usadas como evidência pelos detratores de Oppenheimer. Kitty Oppenheimer é interpretada por Emily Blunt.


Jean Tatlock

Considerada por muitos como o amor da vida de Oppenheimer, Jean Tatlock (1914-1944) foi uma médica pioneira na área da Baía de São Francisco. Ela frequentou a Escola de Medicina de Stanford e tornou-se psiquiatra clínica aos 20 anos. Seu brilhantismo atraiu Oppenheimer, que a conheceu em uma festa em Berkeley.

Jean Tatlock, que faleceu ainda jovem e Florence Pugh como Jean - Domínio público e Divulgação / Universal Studios

O relacionamento foi intermitente por anos, até Jean cancelar o noivado em 1939. Tatlock foi encontrada morta em seu apartamento em São Francisco em 1944, aos 29 anos. Ela é interpretada por Florence Pugh.


Ernest Lawrence

Muito antes de Oppenheimer se tornar um nome conhecido, Ernest Lawrence (1901-1958) era um dos cientistas mais famosos da América. Ele entrou na faculdade de física da UC Berkeley em 1928 e, no ano seguinte, foi acompanhado por Oppenheimer.

Ambos na casa dos 20 anos, se tornaram amigos íntimos — Lawrence até nomeou seu filho Robert em homenagem a Oppie. Enquanto estava na UC Berkeley, Lawrence inventou o cíclotron.

Ernest Lawrence na vida real e e Josh Hartnett como o personagem - Domínio público e Divulgação / Universal Studios

Infelizmente, a amizade se desfez quando discordaram sobre o futuro das armas nucleares. Depois da guerra, Lawrence pressionou por mais financiamento governamental para a pesquisa nuclear e fundou o Laboratório Nacional Lawrence Livermore.

A relação teria chegado ao fim quando Lawrence descobriu que Oppenheimer teve um suposto caso com Ruth Tolman, esposa de seu amigo e cientista da Caltech Richard Tolman. O Laboratório Nacional Lawrence Berkeley e o elemento químico lawrencium foram nomeados em homenagem a Lawrence. Ele é interpretado por Josh Hartnett.


Leslie Groves

O chefe militar do Projeto Manhattan, tenente-general Leslie Groves (1896-1970), foi encarregado de encontrar um cientista para liderar a equipe em Los Alamos. Groves, filho de um capelão do Exército, era um hábil burocrata militar.

Leslie Groves na vida real e Matt Damon como Groves - Domínio público e Divulgação / Universal Studios

Sua habilidade em formar equipes o levou a liderar a construção do Pentágono e o Projeto Manhattan durante a Segunda Guerra Mundial. Groves é interpretado por Matt Damon.


Lewis Strauss

Um dos antagonistas na vida de Oppenheimer foi Lewis Strauss (1896-1974), presidente da Comissão de Energia Atômica dos EUA. Oppenheimer e Strauss discordavam em quase todos os aspectos. Enquanto Strauss queria que os EUA mantivessem em segredo seu arsenal nuclear e desenvolvessem bombas de hidrogênio mais poderosas, Oppenheimer era contra.

Lewis Strauss de verdade e Robert Downey Jr. como Strauss no filme - Domínio público e Divulgação / Universal Studios

Strauss, altamente respeitado e nunca temeroso de ridicularizar quem considerava tolo, irritava constantemente Oppenheimer. Strauss se vingou trabalhando com o diretor do FBI, J. Edgar Hoover, para procurar simpatias soviéticas na vida de Oppenheimer, o que levou à audiência de segurança que revogou a autorização ultrassecreta de Oppenheimer. Strauss é interpretado por Robert Downey Jr.


Richard Feynman

Poucos homens envolvidos no Projeto Manhattan tiveram vidas tão interessantes quanto Richard Feynman (1918-1988). Feynman tinha menos de 25 anos quando foi recrutado para trabalhar em Los Alamos, sem sequer ter concluído a pós-graduação. Entretanto, o homem do Queens, com seu forte sotaque nova-iorquino e sorriso travesso, era inegavelmente genial.

Era conhecido por se infiltrar nas instalações - algo que poderia facilmente ter resultado em sua prisão - e costumava quebrar as combinações de cofres onde seus colegas guardavam material ultrassecreto, ainda conforme o SF Gate.

Richard Feynman na vida real e Jack Quaid como Richard na produção - Domínio público e Divulgação / Universal Studios

Em 1965, ele ganhou o Prêmio Nobel de Física e se tornou conhecido por seu livro de memórias best-seller "Surely You're Joking, Mr. Feynman!" ("Com Certeza Você Está Brincando, Sr. Feynman!", em tradução livre). Ele é interpretado por Jack Quaid.