Matérias » Curiosidades

Os 5 líderes políticos mais jovens da História

De Sanna Marin a Kim Jong-un: conheça as pessoas mais novas a assumirem o cargo de chefe de Estado em seus países

Isabela Barreiros Publicado em 30/12/2019, às 08h55

Kim Jong-un, o Líder Supremo da Coreia do Norte
Kim Jong-un, o Líder Supremo da Coreia do Norte - Getty Images

1. Sanna Marin

Eleita na Finlândia no dia 8 de dezembro deste ano, Sanna Marin é a mais jovem presidente do mundo. O país fez História ao nomear como primeira-ministra a mulher de 34 anos que começou sua carreira na política cedo — aos seus apenas 27 anos, Marin cumpria um mandato de prefeita na cidade de Tampere, onde nasceu. Depois disso, apenas ascendeu, tornando-se a líder mais nova da atualidade. 

Crédito: Getty Images

 

2. Oleksiy Honcharuk

Antes de Sanna Marin ser eleita na Finlândia, a Ucrânia carregava o título do país a nomear o líder mais jovem do mundo. Nomeado em 29 de agosto de 2019, Oleksiy Honcharuk é o primeiro-ministro do país, com somente 35 anos. O advogado é, desde 28 de maio ainda deste ano, vice-chefe do Gabinete do presidente Volodymyr Zelensky, de 41 anos. Os dois dividem o poder na Ucrânia. 

Crédito: Getty Images

 

3. Kim Jong-un

Utilizando o nome de “Líder Supremo” para definir seu cargo de poder na Coreia do Norte, Kim Jong-un também entrou para a política muito cedo, assumindo logo após a morte de seu pai, Kim Jong-il. Ele atua como líder desde 2011, além de ser Presidente do Partido dos Trabalhadores da Coreia desde 2012. Atualmente, Kim tem 36 anos, mas assumiu o poder com apenas 28 anos

4. Jean-Claude Duvalier

Jean-Claude Duvalier não foi exatamente um “presidente”. Ele sucedeu seu pai, François Duvalier, que comandava o Haiti até 1971. Naquele ano, o jovem tinha apenas 19 anos. Ainda assim, ele assumiu e permaneceu no poder até 1986, quando a população haitiana se revoltou contra seu regime ditatorial e organizou uma revolta popular que o derrubou. Mais conhecido como “Baby Doc”, Duvalier foi o governante mais novo da contemporaneidade. 

Crédito: Getty Images

 

5. Matteo Ciacci

Se considerarmos somente os regimes democráticos, temos Matteo Ciacci como presidente mais jovem da Idade Contemporânea. Aos 27 anos, ele foi eleito em 1 de abril de 2018, permanecendo no cargo de capitão regente, ao lado de Stefano Palmieri, até 1 de outubro de 2018 na micronação de San Marino, na Europa. 

Crédito: WIkimedia Commons

 


Saiba mais sobre os líderes políticos por meio das obras a seguir:

Soviet Modernism, Brutalism, Post-Modernism: Buildings and Projects in Ukraine 1960–1990, Oleksiy Bykov e Ievgeniia Gubkina (2019) - https://amzn.to/2FkCFV3

The Great Successor: The Divinely Perfect Destiny of Brilliant Comrade Kim Jong Un, Anna Fifield, (2019) - https://amzn.to/2tlNq6p

Haiti: The Duvaliers and Their Legacy, Elizabeth Abbott, (1991) - https://amzn.to/2QfpYRH

Papa Doc, Baby Doc: Haiti and the Duvaliers, James Ferguson, (1988) - https://amzn.to/3572baA

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a revista Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.