Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Xadrez

Plug anal e oferta peculiar: O escândalo no xadrez envolvendo Hans Niemann e Magnus Carlsen

Partida entre Magnus Carlsen e Hans Niemann gerou enorme repercussão e causou uma das maiores polêmicas da história do milenar esporte

Redação Publicado em 25/09/2022, às 00h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem ilustrativa - Pixabay
Imagem ilustrativa - Pixabay

Trapaças, plug anal e teorias conspiratórias. Por mais que os termos pareçam não ter nenhuma ligação entre si, eles fizeram parte, nos últimos dias, de discussões que envolvem o sempre calmo e cordial mundo do xadrez. O que não seria nenhum absurdo classificar como um dos maiores escândalos da história deste esporte milenar. 

Mas para entendermos tudo isso, precisamos ir por partes. Tudo começou após o novato norte-americano Hans Niemann, de apenas 19 anos, vencer o pentacampeão mundial e melhor enxadrista do mundo, o norueguês Magnus Carlsen (31), na Siquefield Cup, um torneio realizado nos Estados Unidos no começo de setembro. 

Para se ter uma ideia, o revés contra Niemann colocou fim a uma invencibilidade de cerca de dois anos do norueguês. Neste período, foram longos 53 partidas de xadrez disputadas sem nenhuma derrota. 

As polêmicas

Carlsen se retirou do torneio, que distribuiu como prêmio o valor de 500 mil dólares — algo na casa dos 2,5 milhões de reais. Além do mais, segundo matéria do Terra, o campeonato é financiado por Rex Sinquefield, bilionário que possui uma fundação sem fins lucrativos voltada ao xadrez.

O local onde a competição ocorreu, em Saint-Louis, nos Estados Unidos, também é um importante centro de xadrez no mundo, visto que o Hall da Fama do esporte fica lá. Isso sem contar que, até então, Magnus jamais havia abandonado um torneio antes.

Pouco após o ocorrido, o enxadrista publicou em seu Twitter um video com uma fala do treinador português de futebol José Mourinho. “Se eu falar, estou em uma grande confusão”.

Como se não bastasse, os dois se enfrentaram novamente, na última semana, agora pela sexta rodada da Julius Baer Generations Cup, da etapa de Meltwater na Turnê dos Campeões. Após duas rodadas, Carlsen também desistiu do campeonato. 

Houve trapaça? 

Até o momento, não houve nenhuma prova de que Niemann trapaceou no torneio, mas o assunto só surgiu graças ao histórico do enxadrista. Afinal, tempos atrás, ele próprio já admitiu usar de subterfúgios fraudulentos para ganhar partidas na plataforma chess.com, uma das mais acessadas e respeitadas do xadrez online. Por lá, foi banido por duas vezes.

Hans, no entanto, jamais disse que usou de tal artifício em jogos presencias e chegou a se manifestar publicamente sobre a acusação. Mas, trocadilhos a parte, como o plug anal entra nessa confusão?

Acontece que, conforme repercutido pela equipe do site do Aventuras na História, em competições assim, todos os enxadristas são revistados antes de começar uma partida. Eles também são proibidos de levarem seus celulares para as salas dos jogos — nos torneios em Saint-Louis, aliás, esses espaços são reservados e não contam com a presença do público.

Então, como ele teria trapaceado? Ao Estadão o enxadrista brasileiro Davy de Israel, proprietário da empresa Xeque-Mate, explica que em competições, jogadores já levaram um chip com comunicação exterior que enviava jogadas por código morse — esses códigos eram emitidos por engines que analisavam e antecipavam movimentações a partir de cada jogada. 

Com isso, surgiu na internet a teoria esdrúxula de que Niemann teria usado um dispositivo parecido, mas para passar da rigorosa revista, o equipamento estaria bem escondido em um plug anal. 

O enxadrista, porém, rechaçou a ideia em entrevista ao The Guardian, onde, inclusive, chegou a propor um desafio inusitado: 

Se eles quiserem que eu fique totalmente nu, eu fico”, disse. 

“Eu não me importo. Porque eu sei que estou limpo. Você quer que eu jogue em uma caixa fechada com transmissão eletrônica zero, eu não me importo. Estou aqui para vencer e esse é o meu objetivo”, completou. 

Mas se não foi trapaça…

Israel aponta que a principal jogada da partida entre os dois acontece na 10ª rodada, quando Carlsen tentou surpreender seu adversário com uma variação ‘inédita’: ao invés de tomar um peão central com seu peão, ele fez isso como uma dama. Porém, Hans contra-atacou quase que imediatamente, o que destruiu o planejamento do norueguês. 

"De acordo com Niemann, em suas entrevistas, ele teve uma sorte enorme, pois a abertura e a posição obtidas após a jogada 10 foram analisadas por ele neste mesmo dia. De fato, após o jogo, quando você entra nos módulos virtuais de análise, descobre-se que alguém analisou, de fato, a posição que se deu na partida contra o Carlsen, dando veracidade aos comentários de Niemann”, explica o brasileiro. 

"Carlsen deve ter acreditado que iria surpreender o seu jovem oponente, mas o que aconteceu foi exatamente o inverso. Niemann começou a jogar rapidamente com as melhores respostas e deixando claro que estava bem preparado, o que deixou Carlsen desconcertado", continua. 

Miguel Illescas, enxadrista e octacampeão espanhol que também é cientista da computação — ajudando, inclusive, a  desenvolver para a IBM o programa de computador de xadrez Deep Blue, que venceu Gary Kasparov em 1997 — também falou sobre o assunto: "Com todas as provas colocadas na mesa, tudo parece se encaixar com a versão de Niemann”. 

O campeão de xadrez, Kasparov, em 1993 / Crédito: Getty Images

"Há muitas coisas a resolver, entendemos a posição de Carlsen e de Niemann, seu argumento parece ser crível e, portanto, o veredicto profissional não pode ser outro além de inocente", completa. 

A proposta indecente

Como se o caso não fosse bizarro o suficiente, ganhou ares muito mais estranhos após um site de entretenimento adulto se envolver com o ocorrido. Para ajudar a provar a inocência de Hans Nielmann, o Stripchat, site de webcam ao vivo, sugeriu que o enxadrista disputasse uma partida completamente pelado, oferecendo até 1 milhão de dólares para que isso acontecesse

Prove que os haters estão errados de uma vez por todas. Fique nu e jogue uma partida de xadrez ao vivo no Stripchat em troca de até US$ 1 milhão”, declarou a plataforma. 

A proposta, porém, não teve um retorno.

Magnus se pronuncia

Após toda essa confusão, o enxadrista Magnus Carlsen se pronunciou sobre o acontecido na tarde da última quinta-feira, 22. À TV norueguesa NRK, ela falou sobre a suposta trapaça de Hans. 

"As pessoas podem tirar suas próprias conclusões e, certamente, tenho e devo dizer que estou muito impressionado com o jogo de Niemann. Acho que seu mentor Maxim Dlugy deve estar fazendo um ótimo trabalho”, disse. 

Questionado se ele teria algo a dizer sobre a suposta trapaça, o norueguês se resumiu a dizer: "Não posso comentar sobre isso".