Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Xadrez

Enxadrista é acusado de usar plug anal para trapacear e vencer melhor do mundo

Partida entre o campeão mundial Magnus Carlsen e o jovem Hans Niemann vem causando polêmicas no mundo do xadrez; entenda!

Redação Publicado em 21/09/2022, às 10h13 - Atualizado às 10h45

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem ilustrativa - Pixabay
Imagem ilustrativa - Pixabay

Na última segunda-feira, 19, o enxadristaMagnus Carlsen de 31 anos, campeão mundial e considerado o melhor jogador do mundo, abandonou uma partida contra o norte-americano Hans Niemann, de 19 anos, após dois movimentos. 

O jogo, válido pela sexta rodada da Julius Baer Generations Cup, marcou o reencontro dos dois enxadristas duas semanas após Niemann derrotar Carlsen em um torneio online. Na ocasião, o norte-americano foi acusado de trapacear. 

Até então, Magnus jamais havia abandonado uma partida em sua carreira e, mesmo que não diretamente, acusou Hans de usar subterfúgios. Mais tarde, em seu Twitter, publicou um vídeo do técnico português de futebol José Mourinho dizendo: “Eu prefiro não falar. Se eu falar, eu vou entrar em um grande problema e eu não quero isso”.

Trapaça?

A grande questão que fica é como Hans Niemann conseguiu tal façanha, visto que os jogadores são revistados antes dos jogos de xadrez. Segundo matéria publicada pelo Estadão, uma das teorias levantadas é que o norte-americano poderia estar usando um plug anal com conexão wireless, o que lhe possibilitaria receber instruções codificadas por vibração — uma espécie de código morse.

Se eles quiserem que eu fique totalmente nu, eu fico. Eu não me importo. Porque eu sei que estou limpo. Você quer que eu jogue em uma caixa fechada com transmissão eletrônica zero, eu não me importo. Estou aqui para vencer e esse é o meu objetivo”, declarou Hans em entevista ao The Guardian.

A fama de trapaceiro de Hans Niemann não é nada recente, muito pelo contrário, ele próprio já declarou ter usado de irregularidades quando tinha apenas 12 anos. Segundo o Estadão, em 1997 uma infinidade de programas passaram a ser usados para trapaça, como o Stock Fish: usado para analisar as primeiras jogadas de uma pessoa e ‘imaginar’ variações a partir disso.

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!