Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Queen

Por que Brian May não gostava de 'Don't Stop Me Now'?

O lendário guitarrista do Queen tinha um motivo específico para seu desapreço com a canção histórica

Wallacy Ferrari Publicado em 09/10/2022, às 08h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Brian May durante apresentação - Getty Images
Brian May durante apresentação - Getty Images

O Queen marcou gerações e ultrapassou sua própria existência sendo uma banda internacionalmente conhecida até os dias atuais, sendo relembrada não apenas por seus grandes sucessos, como ‘We Will Rock You’ ou ‘Another One Bites the Dust’, mas também por seus membros enérgicos.

Além dos vocais enérgicos de Freddie Mercury,Brian Mayera o maestro que acompanhava nas guitarras, harmonizando as letras com as composições melódicas e tendo fundamental papel em clássicos do conjunto, como “Love of My Life”, onde protagoniza um solo arrebatador, mas também em letras por ele escritas.

Contudo, uma das canções que iam contra os interesses do musicista na banda era um hit que ocupou as paradas de sucesso em 1979; lançado no ano anterior como faixa de encerramento do álbum ‘Jazz’, a música ‘Don’t Stop Me Now’, cujos versos foram criados pelo vocalista, não era uma das preferidas de May.

Em entrevista a revista especializada Guitar Player, no ano de 2021, ele revelou que odiava a canção por achar ela "leviana" demais. O motivo seria a própria história contada na composição, que fala sobre dedicar uma noite a diversão, como se estivesse em uma grande festança ou aventura pouco usual.

O refrão ainda conduz o ouvinte a êxtase ligada a despreocupação; em tradução livre do inglês, "don't stop me now" significa "não me pare agora", fator que Brian acreditava ser incoerente com a situação da época, em meio ao surgimento de uma nova síndrome: a AIDS.

Eu realmente não aceitei isso no começo. Eu não me sentia totalmente confortável com o que Freddieestava cantando na época. [...] Achei um pouco leviano demais em vista dos perigos da AIDS e outras coisas”, afirmou o guitarrista ao veículo.

Mudança de opinião

Brian passou a gostar mais da música quando viu o sucesso reverberar no público; subindo nas paradas de sucesso, a reação animada em shows fez com que a canção fosse vista de outra forma pelo integrante: “Com o passar do tempo, comecei a perceber que isso dava grande alegria às pessoas.”

Eu tive que desistir. É uma ótima música, não tem como contornar isso. [...] Acho que é isso que Freddie tinha um talento incrível para fazer: ele podia colocar seu botão em coisas que  fazem as pessoas se sentirem um pouco mais vivas”, esclareceu May.

O guitarrista ainda revelou uma curiosidade; 'Don't Stop Me Now' desperta alegria o suficiente para se tornar uma das faixas indispensáveis em despedidas de solteiro, casamentos e até funerais, principalmente por ser um símbolo de alegria.

Por tal fato, ele concluiu afirmando que, hoje em dia, não tem problema em executá-la, acrescentando que gosta de reproduzi-la no palco.