Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Entretenimento

Crimes reais, ficção e comédia: Quais foram os primeiros filmes brasileiros?

Confira detalhes sobre as primeiras produções audiovisuais da história do cinema nacional

Redação Publicado em 02/01/2022, às 15h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Projetor de cinema antigo - Imagem de geralt via Pixabay
Projetor de cinema antigo - Imagem de geralt via Pixabay

Você conhece a história do cinema brasileiro? Sabe quais foram as primeiras gravações, bem como os principais diretores da época? Pensando nisso, o site da Aventuras na História reuniu algumas informações sobre o início dessa arte no país.

Início do cinema no Brasil

De acordo com a Academia Internacional de Cinema, a grande maioria dos historiadores da área da cinematografia considera como precursores dessa arte no brasil os irmãos italianos Paschoal Affonso e Segreto. São eles os responsáveis pelas gravações da Baía de Guanabara, datadas 19 de junho de 1898. Por mais que não haja registros desse material nos dias de hoje, ressalta a fonte, comemora-se na data o Dia do Cinema Brasileiro.

As primeiras salas de cinema, inclusive, foram criadas entre 1907 e 1910. No entanto, como a energia elétrica era encontrada em poucos locais, houveram dificuldades de implantação das salas. Os filmes exibidos eram, majoritariamente, oriundos da Europa.

Filmes documentais e de ficção

Conforme o site, a grande maioria dos filmes gravados em solo brasileiro no início do século 20 eram do gênero documentário. Curiosamente, o curta-metragem "Os Estranguladores" gravado por Francisco Marzullo e Antônio Leal no ano de 1908, é considerado a primeira gravação de ficção do Brasil.

Cena do filme "Acabaram-se os Otários" , de 1929 / Crédito: Domínio público / Luiz de Barros

É preciso destacar, porém, que muitos desses filmes pioneiros, eram baseados em acontecimentos reais. É o caso da obra citada, que conta a história de dois adolescentes, sobrinhos do dono de uma joalheria, que acabam brutalmente assassinados por uma quadrilha de contrabandistas.

Já o primeiro longa-metragem viria apenas em 1914, sob o título de "O Crime dos Banhados" e com direção de Francisco Santos. Com duas horas de duração, a gravação baseava-se em um crime real ocorrido no interior do Rio Grande do Sul, quando um pequeno proprietário rural teve sua família assassinada.

Havia ainda os filmes de comédia e os “cantados”, que basicamente eram dublados pelos atores por trás da tela — lembrando que havia apenas o cinema mudo na época.

Cena no filme "Limite", de 1931 / Crédito: Divulgação / vídeo / Youtube / CTAv Centro Técnico Audiovisual

Hollywood e desenvolvimento do cinema nacional

Com o início da Primeira Guerra Mundial (1914-1918), a produção do cinema europeu entrou em baixa, de modos que as salas de exibição brasileiras tiveram seus cartazes substituídos pela programação hollywoodiana. A entrada dessas produções no país foi facilitada pelas políticas de isenção de impostos, o que, por outro lado, acabou por enfraquecer o cinema nacional.

O primeiro grande estúdio do Brasil, a Cinédia, foi criado apenas em março de 1930. A partir de então começaram a ser produzidos filmes importantes como "Limite" (1931), de Mario Peixoto, "A Voz do Carnaval" (1933), de Ademar Gonzaga e Humberto Mauro, e "Ganga Bruta" (1933) de Humberto Mauro.

Também foi nesse período que começaram a ser produzidos os primeiros filmes com som, sendo a comédia "Acabaram-se os Otários" (1929), de Luiz de Barros, o grande pioneiro da categoria.


+Saiba mais sobre Cinema por meio de grandes obras disponíveis na Amazon:

Hollywood: 131, de Charles Bukowski (1998) - https://amzn.to/2UXDWKe

Cenas de uma revolução: o nascimento da nova Hollywood, de Mark Harris (2011) - https://amzn.to/3c6gqAr

O pacto entre Hollywood e o nazismo: Como o cinema americano colaborou com a Alemanha de Hitler, de Ben Urwand (2019) - https://amzn.to/2ViwOqO

Hollywood Babylon: The Legendary Underground Classic of Hollywood's Darkest and Best Kept Secrets (Edição Inglês), de Kenneth Anger (1981) - https://amzn.to/2RurMWU

O livro do cinema, de Vários autores (2017) - https://amzn.to/2VeOS52

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W1975)