Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Madeleine McCann

Quais são as supostas evidências apresentadas pela jovem que diz ser Madeleine McCann

Julia, a jovem polonesa que alega ser Madeleine McCann, apontou supostas semelhanças entre ela e a menina desaparecida

Redação Publicado em 22/02/2023, às 18h00 - Atualizado em 24/02/2023, às 19h43

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Foto antiga da pequena Madeleine McCann e de Julia Faustyna - Divulgação
Foto antiga da pequena Madeleine McCann e de Julia Faustyna - Divulgação

Nos últimos dias, um assunto em alta nas redes sociais é o caso da jovem polonesa de 21 anos que se apresenta comoJulia. Ela alega ser Madeleine McCann, que desapareceu em maio de 2007, quando ainda tinha apenas 3 anos, durante uma viagem de família à Praia da Luz, em Portugal.

Tudo começou quando Julia criou uma conta no Instagram @iammadeleinemccan, onde começou a publicar fotos da criança desaparecida e de si mesma, comparando características físicas que as duas teriam em comum. Indo além, ela ainda comparou também com fotos dos pais de Madeleine, Gerry e Kate. Foi suficiente para viralizar entre internautas.

Agora, Julia talvez esteja em uma das etapas finais de sua busca para determinar se é ou não Madeleine McCann, depois que os pais da menina desaparecida aceitaram realizar um teste de DNA com a jovem. De qualquer forma, confira a seguir algumas das supostas evidências que ela apresentou para supor que é Madeleine McCann.

Certidão de nascimento

Desde que criou a conta no Instagram, Julia Faustyna já dizia ter começado a pensar na possibilidade de ser Madeleine "alguns meses antes". Na primeira live que fez no Instagram, contou que a desconfiança surgiu após ouvir um comentário da avó.

De acordo com o Irish Mirror, Julia tentara obter uma cópia de sua certidão de nascimento, mas só teve acesso a algumas informações por telefone. Além disso, ela também conta não lembrar muito de sua infância e, embora hoje tenha 21 anos — Madeleine teria 19 anos hoje em dia —, ela disse não ter certeza nem mesmo sobre sua verdadeira identidade ou idade.

Lembrança mais antiga

Como mencionado anteriormente, Julia afirma não conseguir se lembrar muito bem de sua infância, mas conta ter vagas lembranças de um lugar quente e "com apartamentos".

"Primeira razão... Não me lembro da maior parte da minha infância, mas minha memória mais antiga é muito forte e é sobre férias em um lugar quente onde havia praia e edifícios brancos ou muito claros com apartamentos. Lembro que vi tartarugas na praia era a pequena baía, pelo que me lembro, vi tartarugas naquela época e havia outras crianças e elas tentavam tocar nas tartarugas pequenas. Não vejo minha família nesta memória", escreveu ela na legenda de uma das primeiras publicações no Instagram.

O comentário, apesar de parecer vago, gerou grande rebuliço online, simplesmente pelo fato de que a descrição de Julia parece muito com a do lugar em que Madeleine estava com a família na última vez em que foi vista. O desaparecimento se deu no apartamento da família em Portugal, na Praia da Luz, que inclusive era branco.

Supostas evidências

Durante outra live no perfil do Instagram, Julia mostrou algumas manchas em sua pele que se assemelham também às que Madeleine apresentava. Porém, a característica física mais chamativa que Julia apresentou em comum, é uma rara condição ocular: coloboma — doença caracterizada pela falta de tecido que compõe o olho, ficando assim com uma mancha escura na íris.

Eu tenho uma marca no mesmo olho", apontou Julia. "Tenho uma forma semelhante de rosto, orelhas, lábios e espaço entre os dentes."

Semelhança com os pais

Indo além nas comparações físicas, Julia Faustyna não só se comparou com a pequena Madeleine, como também com os pais dela, Gerry e Kate McCann. No Instagram, ela compartilhou imagens de seu rosto se transformando no dos pais de Madeleine

O suspeito

Outra afirmação feita por Julia no perfil do Instagram, é de que, quando mais jovem, foi "vítima de um pedófilo" que se assemelha justamente com um dos suspeitos de se envolver no desaparecimento de Madeleine, que pode ser visto em fotos compartilhadas na página 'Find Madeleine', pela polícia.

"Essa pessoa é muito parecida com o pedófilo que abusou de mim!! Eu preciso saber da verdade", escreveu ela na legenda da publicação.

Relutância dos pais

Outro fator apresentado por Julia é que, como ela contou em entrevista ao The Tab, a famílianão querer abordar o assunto, mesmo quando ela pergunta e insiste. 

"Minha mãe não queria falar sobre isso. Ela disse que o passado está no passado e ela não vai falar sobre o passado. Ela disse que agora é o futuro e devemos nos concentrar no futuro. Meu pai disse: 'mesmo que eu não seja seu pai, isso muda alguma coisa?'", contou.

Além disso, ela afirmou por diversas vezes no Instagram que pedia aos pais para fazerem um exame de DNA com ela, mas eles sempre recusavam. De qualquer forma, Gerry e Kate McCann aceitaram a proposta. Em algum momento, uma resposta definitiva pode ser revelada sobre o mistério de se Julia e Madeleine são ou não a mesma pessoa.