Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Entretenimento

Quantia exorbitante: Quanto o Seu Madruga deve de aluguel?

Cobrado constantemente pelo Senhor Barriga no seriado Chaves, o personagem tinha 14 meses de locação atrasados

Wallacy Ferrari, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 18/12/2021, às 10h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Barriga cobrando Madruga na trama - Divulgação / Televisa
Barriga cobrando Madruga na trama - Divulgação / Televisa

No prestigiado seriado mexicano Chaves, a rivalidade entre os personagens do elenco principal Seu Madruga e o Senhor Barriga, respectivamente inquilino e administrador nas casas da vila onde a turma morava, marcava alguns dos capítulos que rodeavam a dívida do morador com o dono, que totalizava 14 meses de atraso no aluguel.

Interpretados pelos atores Ramón Valdés e Édgar Vivar, os causos que resultaram na divida que ultrapassa um ano de falta de pagamento nunca foram revelados na trama, mas apontam relação com o problema de desemprego de Madruga e a realidade de baixa-renda por parte de todos os residentes das casas ao redor.

Da mesma forma, nunca houve um episódio onde os 14 meses de aluguel foram pagos ao administrador, que chegou até a perdoar as dívidas no episódio "O despejo do Seu Madruga", abatendo as dividas ao afirmar que, anos antes, havia se recuperado uma quantia notável de dinheiro ao apostar em Madruga na época que lutava boxe. Mesmo assim, qual seria a quantia que cobriria os custos de vida do pai de Chiquinha naquele local?

Barriga cobrando Madruga na trama / Crédito: Divulgação / Televisa

Estimativa cuidadosa

De acordo com o portal Notícias da TV, a imobiliária mexicana Nuroa chegou a estimar que a dívida, aproximando os preços da época em que a série foi gravada e avaliando as condições estéticas e de espaço da casa, revelou que os 14 meses resultaram cerca de US$ 1.617, que representa cerca de R$ 9.048 na cotação atual.

Contudo, uma fonte diretamente ligada a criação de roteiro do personagem pôde contribuir com a dúvida em dezembro de 2020; justamente Édgar Vivar, intérprete de Barriga na versão originalmente transmitida no México entre 1972 e 1980, que respondeu uma pergunta sobre tal estimativa na Comic Con Experience Worlds.

De acordo com ele, ainda é constantemente indagado sobre o valor ao descobrirem: "[Uns dizem] 'Eu não vou poder pagar o aluguel', outros dizem, 'vou pagar o aluguel do seu Madruga para você não cobrar'. Algumas pessoas fizeram o cálculo de quanto seriam [hoje] 14 meses de aluguel atrasados. São como 120 mil euros!'


+Saiba mais sobre a obra de Bolaños pelos livros abaixo:

Chaves: A história oficial ilustrada, do Editorial Televisiva (2020) - https://amzn.to/39S3KMj

El Diario de El Chavo del Ocho, de Roberto Bolaños (2008) - https://amzn.to/38Pq9JY

Chaves e as estórias que ninguém contou: Uma biografia não autorizada, de Fernando Silva (2015) - https://amzn.to/2T5ETxM

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp 

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W