Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Educação

Romance critica o moralismo e retrata o sistema educacional brasileiro do século XIX

Obra O Ateneu, do escritor brasileiro Raul Pompeia, aborda a rigidez dos internatos frequentados pela elite da época

Letícia Damásio Publicado em 17/09/2021, às 17h16

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Capa da obra - Reprodução / Grupo Editorial Edipro
Capa da obra - Reprodução / Grupo Editorial Edipro

Em nova edição pelo selo da editora Via Leitura, a obra O Ateneu, de Raul Pompeia e publicada pela primeira vez durante o período do Realismo, apresenta o panorama do sistema de educação imposto em colégios internos do século XIX, tipicamente presentes na vida da elite brasileira; e ainda traz notas explicativas como apoio de leitura para as figuras de linguagem e vocabulário rebuscado escolhido pelo autor.  

O Ateneu, de Raul Pompeia / Crédito: Divulgação / Grupo Editorial Edipro
O Ateneu, de Raul Pompeia / Crédito: Divulgação / Grupo Editorial Edipro

Narrada em primeira pessoa pelo protagonista já na fase adulta, a história nos convida a acompanhar as memórias de Sérgio, um garoto que aos 11 anos foi enviado para um dos mais conhecidos internatos do Rio de Janeiro, o Ateneu. Ao longo da estadia na instituição, o jovem precisa lidar com a transição da infância para a adolescência enquanto tenta se enquadrar nos parâmetros de um sistema rígido. 

Com um tom de crítica social, ao longo das páginas, Pompeia utiliza como inspiração para a trama a própria vivência como interno e enfatiza as emoções do narrador para propor reflexões sobre o contexto do sistema de educação em análise. 

Se você se interessou pelo tema, o lançamento oficial do livro acontecerá em 20 de setembro e estará disponível em formato físico no site da Amazon. O Ateneu, em suma, trata-se de um romance sobre diferentes aspectos da sociedade, o moralismo e o modelo severo dos colégios internos da época.  

Confira abaixo um trecho da obra: 

“A educação não faz almas: exercita-as. E o exercício moral não vem das belas palavras de virtude, mas do atrito com as circunstâncias.” (O Ateneu, p. 148)

+Saiba mais sobre a obra citada acima por meio da Amazon: 

O Ateneu: Edição Integral, de Raul Pompeia (2021) - https://amzn.to/3Cl9V9Y 

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W