Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Sadako Sasaki

A melancólica história de Sadako Sasaki, vítima da bomba de Hiroshima

Sadako Sasaki tinha dois anos quando os EUA lançaram a bomba contra Hiroshima; Anos depois, ela descobriu que estava gravemente doente

Redação Publicado em 07/01/2021, às 15h08 - Atualizado em 24/06/2022, às 08h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Sadako no hospital aos 12 anos - Divulgação
Sadako no hospital aos 12 anos - Divulgação

Sadako Sasaki era uma menina de apenas dois anos quando, em 6 de agosto de 1945, o avião bombardeiro B-29 Enola Gay, pilotado por Paul Tibbett, jogou uma das bombas mais poderosas já criadas sobre Hiroshima, no Japão.

A “Little Boy”, como foi apelidada, foi lançada sobre a cidade de 350.000 habitantes e fez incontáveis vítimas, entre elas, Sadako.

O lançamento 

A pequena Sadako vivia com sua família a pouco mais de um quilômetro do local exato onde caíra a terrível bomba. De início, houve um clarão. Em seguida, um imenso incêndio se espalhou por toda parte. A mãe da menina conseguiu escapar com ela e seu irmão. Contudo, o cenário era devastador para os familiares.

Conforme documentado pelo National Park Service, a avó de Sadako voltou para pegar alguns objetos que estavam dentro de casa, entretanto, nunca mais foi vista. Já o pai da criança, Shigeo, se reuniu com sua família após o bombardeio, uma vez que não estava na cidade quando tudo ocorreu.

Sadako no ano de 1949/ Crédito: Divulgação


Após o triste evento, a família passou a sofrer inúmeras dificuldades, como problemas financeiros e de saúde - assim como outras vítimas. Entretanto, tudo se tornou ainda pior quando Sadako, aos 12 anos, foi diagnosticada com leucemia e teve de ser internada.

Apesar da notícia devastadora para a família, e ainda que estivesse doente, Sasaki mantinha uma postura otimista e alegre. Esse mix de sentimentos da garotinha, inclusive, pode ser identificados na particularidade que a fez ter sua história marcada para sempre. 

Os origames

Certo dia, o Clube Juvenil da Cruz Vermelha deu à menina vários origamis tsurus. Ela então perguntou ao pai o motivo deles terem entregado às dobraduras. Shigeo contou uma famosa lenda japonesa, que diz que um tsuru vive mil anos e que a pessoa que dobra um origami para cada ano de vida terá seu desejo realizado.

Origami de tsuru / Crédito: Wikimedia Commons

Encantada com a história, Sadako passou a dobrar muitos origamis, com o objetivo de chegar a mil tsurus realizados.

Quando atingiu seu objetivo, ela fez um pedido: poder ficar bem novamente. Infelizmente, a menina não melhorou, mas começou a dobrar vários outros origamis para seu pai.  E quando percebeu que não iria se curar, passou a se preocupar com sua família. 

Em outubro de 1955, Sadako faleceu aos 12 anos de idade, com 1.300 tsurus espalhados pelo quarto do hospital. A sua melancólica saga rodou o mundo, mostrando a realidade por trás de uma jovem que teve uma saga tão cruel ao lado de seus familiares. 

Monumento em homenagem a Sadako/ Crédito: Divulgação

Após sua morte, fora arrecado dinheiro para construir um monumento com o objetivo de homenagear Sadako e todas as crianças vítimas do bombardeio.

A estátua, que a representa segurando um tsuru, está localizada, desde 1958, no Parque do Memorial da Paz de Hiroshima. Na parte de baixo do monumento há uma placa na qual está inscrita a seguinte mensagem: “Este é o nosso grito. Esta é a nossa oração. Paz no mundo."