Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Netflix

Tudum: Como surgiu o som único da Netflix?

Certamente um dos serviços de streaming mais populares do mundo, a Netflix é facilmente reconhecida até mesmo com seu simples 'Tudum' de entrada

Éric Moreira Publicado em 14/04/2024, às 11h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Logotipo da Netflix - Divulgação/Pixahive/Suhasini
Logotipo da Netflix - Divulgação/Pixahive/Suhasini

Max, Amazon Prime Video, Star+, Apple TV+, Globoplay, Disney+, Spotify, Mubi... Vivemos hoje em uma época que, definitivamente, existem muitos serviços de streaming, seja de séries e filmes, como também de música.

Porém, uma plataforma se torna cada vez mais popular entre os brasileiros: a Netflix. Fundada em 1997 — inicialmente como um serviço de aluguel de filmes —, possibilita o contato de internautas com obras de vários lugares do mundo, e já está consolidada nesse mercado.

+ O Sequestro do Voo 601: Veja a história real que inspirou série da Netflix

Tamanha é sua fama, que basta um simples som de 4 segundos no começo de seus filmes e séries para que qualquer um identifique ser da Netflix: o famoso 'tudum'. Mas afinal, como surgiu esse efeito sonoro que virou a identidade da plataforma? Confira!

Ideia de sucesso

A criação do famoso 'tudum' foi liderada pelo vice-presidente de produto da Netflix de 2019, quando o logotipo sonoro foi criado, Todd Yellin.

Ele pretendia criar um efeito de som que causasse a sensação de que as pessoas iriam "receber um presente", entretanto, precisaria ser curto e cinematográfico, considerando a temática da plataforma e o quanto tudo costuma ser rápido na internet.

Para tanto, ele contratou um famoso designer de som de Hollywood, Lon Bender. Juntos, elaboraram dezenas de clipes de áudio, formados a partir de diferentes instrumentos e efeitos. Aos poucos, iniciaram um processo de seleção e filtragem, para reduzir o máximo possível o número de possibilidades, a fim de encontrar a mais perfeita possível.

+ Afinal, como surgiu o famoso boneco Michelin?

Todd Yellin e Lon Bender / Crédito: Getty Images

Durante algum tempo, a equipe de efeitos sonoros cogitou incluir o som de uma cabra ao fim do logotipo, entretanto, a ideia foi rejeitada. Vale mencionar que também foi pensado num efeito borbulhante e subaquático (mas certamente um "glub glub" seria menos impactante que o hoje famoso "tudum").

Por fim, quando a equipe tinha bem menos opções possíveis, exibiram exemplos para um grupo de pessoas que sequer imaginava para quê o som escolhido seria usado. Foi, então, que a maioria escolheu o "tudum", geralmente mencionado como o único que realmente remetia a filmes.

Criação do som

Conforme revelado por Dallas Taylor, apresentador do podcast Twenty Thousand Hertz, seria uma gravação de Lon Benderbatendo com sua aliança de casamento em um armário, e a velocidade de reprodução do som foi diminuída.

+ Leonardo da Vinci é o rosto estampado em rótulo de famosa cachaça brasileira?

Porém, antes de chegar ao resultado, os compositores também pensaram que um elemento musical colaboraria com o "tom" do logotipo. Foi, então, que o designer de som Charlie Campagna fez alguma colaboração.

Na década de 1990, ele criou uma curta música de 30 segundos com sua guitarra elétrica conectada a um processador de efeitos.

No trecho, seções da guitarra eram tocadas com o som invertido; e uma dessas seções foi isolada e agregada ao efeito final. E foi assim que surgiu, finalmente, o "tudum" como o conhecemos.