Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Personagem

Há 10 anos, o ator Cory Monteith era encontrado sem vida após uma overdose

Vítima do vício em drogas, a morte do astro norte-americano chamou atenção pela maneira inesperada e precoce

Penélope Coelho, atualizado por Wallacy Ferrari Publicado em 13/07/2021, às 09h00 - Atualizado às 11h40

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cory Monteith em evento da FOX, em 2010 - Getty Images
Cory Monteith em evento da FOX, em 2010 - Getty Images

No papel do personagem Finn Hudson no seriado musical Glee, o ator canadente Cory Monteith se tornou mundialmente famoso por encabeçar tramas envolvendo aceitação, bullying e outros problemas cotidianos na prestigiada série da FOX.

Contudo, seu principal problema em vida foi responsável por interromper a carreira de sucesso precocemente, aos 31 anos de idade, no dia 13 de julho de 2013, vítima de uma overdose após fazer uma combinação letal de heroína e bebida alcoólicas.

Monteith em evento realizado em 2010 / Crédito: Wikimedia Commons

A infância 

Durante entrevista à revista Parade, ele disse que aos 13 anos de idade passou a consumir álcool e fazer o uso de maconha. O jovem largou o colégio no ensino médio e passou a realizar pequenos furtos para conseguir manter seu vício. Quando ele completou 19 anos, sua mãe decidiu intervir na situação e Cory foi mandado para a reabilitação pela primeira vez.

"Roubei uma quantia significativa de dinheiro de um familiar", desabafou o ator. "Eu sabia que seria apanhado, mas estava tão desesperado que nem liguei. Foi um grito de socorro. Foi confrontado e disse: 'É, fui eu'. Foi a primeira coisa honrada e verdadeira que saiu da minha boca em vários anos.". 

Em paralelo aos problemas que enfrentava, o canadense encontrou na arte uma espécie de refúgio. Interessado na carreira de ator, o homem começou a se arriscar em testes e conseguiu pequenas participações em seriados canadenses.

Além disso, Monteith também tinha uma bela voz e aptidão musical, característica essencial para que o ator conseguisse o papel de maior destaque de sua carreira, em Glee, em 2009. 

Dura morte 

Em 2012, no auge de sua fama, sendo reconhecido mundialmente por seu trabalho no seriado, a vida pessoal do astro passava a interessar cada vez mais os curiosos e fãs. A situação ficou ainda mais recorrente quando o namoro entre Cory e a também atriz e integrante do elenco da série, Lea Michele, veio a público.

Nessa época, a situação do ator com o vício em drogas estava novamente alarmante e se tornava cada vez mais visível. Em março de 2013, o astro voltou a procurar ajuda e tratamento para o seu problema, após uma intervenção dos membros do elenco e da produção do seriado.

Em julho de 2013, Monteith, retornou ao seu país de origem, Canadá, e se hospedou no hotel Fairmont Pacific Rim, em Vancouver. O homem planejou ficar por ali durante sete dias, contudo, na última noite de estadia ele não foi até a recepção para realizar seu check-out.

Os funcionários do local estranharam a falta de notícias e resolveram entrar no quarto do ator, por volta das 12 horas do dia 13 de julho de 2013, o corpo de Cory foi encontrado sem vida. O homem faleceu precocemente aos 31 anos.

Cory ao lado do elenco do seriado Glee / Crédito: Wikimedia Commons

Na época, após investigações a possibilidade de um crime foi descartada rapidamente, com a autópsia as autoridades concluíram que a causa da morte do intérprete foi overdose, em decorrência da mistura de substâncias como heroína e álcool.

O corpo do astro foi cremado em 17 de julho daquele ano. Com comoção internacional, o ator foi homenageado em um episódio dedicado ao seu personagem em Glee.