Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Vitrine / Filosofia

Hannah Arendt reflete sobre violência e origem humana em obras relançadas

Sendo um dos maiores nomes femininos na filosofia, Hannah Arendt tem duas de suas obras relançadas pela Editora Civilização Brasileira

Rafaela Bertolini, sob a supervisão de Isabella Bisordi Publicado em 28/03/2022, às 18h20 - Atualizado em 05/12/2022, às 13h20

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Capa das obras "Sobre a violência" e "A vida do espírito" (2022) - Crédito: Reprodução / Civilização Brasileira
Capa das obras "Sobre a violência" e "A vida do espírito" (2022) - Crédito: Reprodução / Civilização Brasileira

Sendo uma das maiores pensadoras e filósofas que já existiram no mundo, Hannah Arendt deixou um legado que reflete sobre diversas questões importantes, sobretudo o totalitarismo. Judia e de origem alemã, Arendt vivenciou os horrores da perseguição nazista e do Holocausto, o que refletiu em sua obra que mantém-se atual em períodos de tensão.

Crédito: Reprodução / Civilização Brasileira
Crédito: Reprodução / Civilização Brasileira

A Editora Civilização Brasileira celebra esse grande nome feminino da Filosofia resgatando duas de suas grandes obras que refletem sobre violência, guerra e a origem da vida. A primeira, "Sobre a violência", é um dos títulos mais importantes de Arendt. Escrito entre 1968 e 1969, o ensaio procura analisar e compreender os fenômenos políticos e sociais que levam a explosão de uma guerra.

Exilada nos Estados Unidos, a autora reflete sobre um momento extremo onde a Europa procurava se reerguer da Segunda Guerra Mundial, mesmo sendo cercada pela polarização do mundo, as tensões restantes e até mesmo a ameaça de uma possível guerra atômica. Assim, ela procura refletir o que leva a questão da violência se tornar um meio de resolver problemas, mesmo quando o mundo grita pela paz.

Crédito: Reprodução / Civilização Brasileira
Crédito: Reprodução / Civilização Brasileira

Já a segunda obra, "A vida do espírito" foi interrompida pela morte da autora em 1975. Nele, ela reflete sobre a existência humana e levanta argumentos para responder questões sobre sua origem, a dimensão temporal e o que nos faz pensar. O livro reúne três volumes em uma grande edição que apresenta o exame da autora das atividades espirituais do pensar, do querer e do julgar. Assim ela expõe suas teorias sobre o que nos motiva a pensar e sobre a dimensão temporal em que se move o sujeito pensante.

Uma vez que seu pensamento ficou inconcluído, a amiga íntima de Hannah Arendt, Mary McCarthy, se propôs a preencher as lacunas da pensadora a fim de finalizar sua última obra com um posfácio que está presente na nova edição. Além de McCarthy, ambas as obras contam com um novo design de capa e prefácios escritos por Celso Lafer e  Adriana Novaes.

"Sobre a violência" e "A vida do espírito" foram lançados no dia 14 de março de 2022 e já estão disponíveis para serem adquiridos nas versões física e eBook Kindle.


+Saiba mais sobre as obras de Hannah Arendt através da Amazon:

Sobre a violência, de Hannah Arendt (2022) - https://amzn.to/3uDroIz

A vida do espírito, de Hannah Arendt (2022) - https://amzn.to/3uyAoyw

Sobre a violência, de Hannah Arendt (eBook) (2022) - https://amzn.to/3Nrp141

A vida do espírito, de Hannah Arendt (eBook) (2022) - https://amzn.to/3iMaZMp

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime - https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis - https://amzn.to/2yiDA7W