Vitrine » Personagem

Neste dia, em 1706, nascia Benjamin Franklin, o ex-embaixador dos EUA na França

Abolicionista e diplomata, Franklin foi um dos líderes da Revolução Americana

Victória Gearini Publicado em 17/01/2020, às 18h00

Benjamin Franklin
Benjamin Franklin - Getty Images

Nascido no dia 17 de janeiro de 1706, em Boston, Benjamin Franklin foi um importante abolicionista e diplomata. Atuou ainda como um dos líderes da Revolução Americana, ocorrida em 1776.

Josiah Franklin, pai de Benjamin casou-se duas vezes, tendo ao todo 20 filhos, sendo Benjamin o 17º a nascer. Ainda criança teve que abandonar os estudos e aos 12 anos de idade já trabalhava como jovem aprendiz no jornal The New-England Courant.

Em pouco tempo, foi promovido e passou a escrever com o pseudônimo de Mrs. Silence Dogood. Após uma discussão com seu irmão e dono do jornal, James, fugiu de casa e chegou à Filadélfia em outubro de 1723.

Em 1731 Franklin e outros maçons fundaram a primeira biblioteca pública da Filadélfia, o que motivou a criação de outras bibliotecas em outras cidades. Um ano depois, em 1732, começou a trabalhar no famoso Almanaque do Pobre Ricardo (Poor Richard's Almanac), o que o tornou muito popular nos Estados Unidos.

Retrato de Benjamin Franklin (1706-1790) / Crédito: Getty Images

 

Interessado por assuntos políticos e sociais fundou também a  Universidade da Pensilvânia e a sociedade filosófica americana. Em sua autobiografia, lançada em 2019, pela Editora Auster, Benjamin Franklin apresenta fatos inéditos da sua trajetória, desde a infância até o engajamento politico.

“Tendo saído da pobreza e da obscuridade, nas quais nasci e fui criado, para um estado de abastança e de algum grau de consideração neste mundo, e depois de caminhar boa parte da vida dispondo de uma parcela considerável de felicidade, meus descendentes podem ter o interesse de conhecer os meios condutores de que fiz uso, na medida em que julgarem alguns deles apropriados para as suas próprias circunstâncias pessoais, e, portanto dignos de serem imitados”, disse Benjamin Franklin.

Devido aos seus ideais revolucionários foi eleito membro do congresso continental e se tornou embaixador dos Estados Unidos na França. Em 1783 conduziu importantes alianças militares entre seu país e a França. Em 1785 voltou para os EUA e passou a dedicar-se à abolição da escravatura.

“Em nome da promoção da felicidade humana, sempre sustentei ser necessário provar que o homem não é, nem mesmo na época atual, um animal cruel e detestável. Mais ainda, quero provar que uma boa orientação pode corrigi-lo imensamente”, relata Franklin em sua autobiografia.

Em 17 de abril de 1790, Benjamin Franklin morreu aos 84 anos. Seu corpo se encontra sepultado no Christ Church Burial Ground, na Filadélfia, nos Estados Unidos, onde passou boa parte de sua vida.

“Sempre tive prazer em colher cada singela anedota dos meus ancestrais. Imaginando agora que talvez lhe seja igualmente agradável conhecer as circunstâncias de minha vida”, Franklin explica em sua obra.


+Saiba mais sobre esta e outras obras de Benjamin Franklin:

Autobiografia, de Benjamin Franklin (2019) - https://amzn.to/2u6L2AS

Benjamin Franklin: Uma vida americana, de Walter Isaacson (2015) - https://amzn.to/2NyrAnF

Benjamin Franklin - Autobiografia (Os Empreendedores), de Benjamin Franklin (2018) - https://amzn.to/2NwSkF6

Benjamin Franklin: An American Life (Edição Inglês), de Walter Isaacson (2003) - https://amzn.to/36W7bAy

Benjamin Franklin (Edição Espanhol), de Benjamin Franklin (2019) - https://amzn.to/2QX962j

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a revista Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.