Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Vitrine / Brasil

Livro inédito de Anita Prestes apresenta fatos exclusivos sobre seus pais

Lançado pela Editora Boitempo, a obra Viver é tomar partido: memórias, aborda também a trajetória e o ativismo político da autora

Victória Gearini Publicado em 13/11/2019, às 18h00 - Atualizado às 19h30

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Anita Leocadia Prestes com Lígia Prestes - Wikimedia Commons
Anita Leocadia Prestes com Lígia Prestes - Wikimedia Commons

Na obra Viver é tomar partido: memórias, a escritora Anita Leocadia Prestes narra momentos importantes da História, mesclando com suas vivências pessoais.

Nascida em 27 de novembro de 1936, em Berlim, a historiadora Anita Leocadia Prestes é filha dos militantes Olga Benário Prestes e Luís Carlos Prestes. Sua mãe lhe deu a luz no Campo de Concentração de Barnimstrasse, na Alemanha, durante o regime nazista. Aos 14 meses foi afastada de Olga, mas retornou ao Brasil somente em 1945, após a redemocratização do Estado Novo.

Ao longo de sua vida, atuou como ativista política, sendo presa no período da ditadura militar. Com base em seu vasto reportório profissional e pessoal, Anita lançou seu livro por meio da Editora Boitempo, onde conta toda a sua trajetória de vida, militância e compartilha seus pensamentos.

[Colocar ALT]
Crédito: Boitempo 

Com mais de uma dezena de livros publicados sobre a História do comunismo no Brasil e no mundo, nessa nova obra, a autora aborda acontecimentos inéditos que foram pouco divulgados pelos veículos de comunicação. Ao contar sua história e a de seus pais, não hesita em falar sobre seu viés comunista.  

Esta fonte historiográfica apresenta cartas inéditas, poemas e trechos de jornais que contextualizam o século 20. O título Viver é tomar partido, trata-se de uma frase do poeta alemão Christian Friedrich Hebbel e explica o ativismo político de Anita Leocadia Prestes.


Saiba mais sobre esta e outras obras de Anita Leocadia Prestes:

1. Viver É Tomar Partido, de Anita Leocadia Prestes (2019) - https://amzn.to/2rHckge

2. Olga Benario Prestes. Uma Comunista nos Arquivos da Gestapo, de Anita Leocadia Prestes (2017) - https://amzn.to/34XAl0F

3. Luiz Carlos Prestes. Um Comunista Brasileiro, de Anita Leocadia Prestes (2014) - https://amzn.to/2KjQYfk

4. A Coluna Prestes, de Anita Leocadia Prestes (1997) - https://amzn.to/2rCgJAU

5. Luiz Carlos Prestes e a Aliança Nacional Libertadora, Anita Leocadia Prestes (2008) - https://amzn.to/2QgHeGh

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a revista Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.