Vitrine » Personagem

A controversa biografia não partidária de Trotski

O historiador Robert Service busca questionar assuntos polêmicos sobre a trajetória e ensinamentos do revolucionário bolchevique

Redação Publicado em 08/12/2019, às 22h00

Retrato de Leon Trotski
Retrato de Leon Trotski - Getty Images

Dizem que em História não existe “e se”, mas Leon Trotski viveu como se fosse uma especulação ambulante. Sucessor escolhido por Lenin, teve o tapete puxado sob seus  pés por Stalin e passou o resto de seus dias no exílio, escrevendo sobre como seria diferente com ele, sem os erros e atrocidades da União Soviética sob seu arquirrival.

Trotski conquistou um grande número de seguidores entre os comunistas que rejeitavam o mainstream soviético. E eles deixaram um vasto material sobre a vida e ideias do líder que não foi. O historiador britânico Robert Service, porém, viu uma falha nisso: todas essas biografias foram escritas por trotskistas.

Retrato de Stalin, Lenin e Trotski / Crédito: Getty Images

 

Lançada pela Editora Record, esta biografia explora contar a verdadeira história de Trotski, sem filtros ideológicos. Para compor sua obra, o autor buscou dados inexplorados em Moscou e reconstituiu toda a controversa trajetória de Leon Trotski, apresentando fatos inéditos. Service teve acesso ainda a cartas, diários e documentos pessoais do comunista

Com sua nova biografia, Service se propõe a fazer as perguntas incômodas que os trotskistas não fizeram. Como o fato de o ideólogo ter mentido posteriormente sobre as ideias que realmente defendeu enquanto era um líder da Revolução Russa, e um líder bem mais convencional do que como gostaria de ser retratado.


+Saiba mais sobre esta e outras obras de Trotski: 

1. Trotski: uma biografia, de Robert Service (2017) - https://amzn.to/2sSXfJ2

2. Como Esmagar o Fascismo, de Leon Trotski (2018) - https://amzn.to/38dZBCA

3. Trótski: Exílio e assassinato de um revolucionário, de Bertrand M. Patenaude (2014) - https://amzn.to/2DQPENi

4. Frida Trótski: A história de uma paixão secreta, de Gérard de Cortanze (2018) - https://amzn.to/34Y9diz

5. A Revolução de Outubro, de Leon Trótski (2006) - https://amzn.to/2LvXNLl

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a revista Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.