Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Vitrine / Cultura

O Retrato de Dorian Gray ganha uma versão completa e sem censuras

O único romance de Oscar Wilde causou muitas polêmicas na época do seu lançamento

Rafaela Bertolini, sob a supervisão de Isabella Bisordi Publicado em 23/09/2021, às 16h20

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Capa da obra 'O Retrato de Dorian Gray' (2021) - Divulgação / Darkside
Capa da obra 'O Retrato de Dorian Gray' (2021) - Divulgação / Darkside

Oscar Wilde era um grande escritor irlândes formado em universidades como Oxford e Trinity College em Dublin. Ele sempre teve destaque pela sua genialidade e talento na construção de poemas, tornando-se famoso por coletâneas que foram lançadas durante a sua carreira. A sua trajetória como autor foi estável até o lançamento do que seria o seu único romance publicado - O Retrato de Dorian Gray, de 1890.

A história de “O Retrato de Dorian Gray” foi recebida como controversa pelo público e pela crítica após a sua publicação na revista norte-americana Lippincott’s. Por ser um romance que fala sobre a destruição da vida através da arte, satisfação sexual e relações homoafetivas, Wilde ganhou a fama de homossexual, que na época era considerado crime na Inglaterra. Apenas 500 palavras foram necessárias para lançar um dos romances mais polêmicos da época.

Retrato de Oscar Wilden - Crédito: Napoleon Sarony / Domínio Público, via Wikimedia Commons
Retrato de Oscar Wilden - Crédito: Napoleon Sarony / Domínio Público, via Wikimedia Commons

O livro conta a história de Dorian, um homem que ficou encantado com o mundo do aristocrata Henry Wotton, que acredita na beleza e satisfação sexual sendo uma das únicas coisas que importam na vida. E com isso, Dorian sente-se incentivado pelas suas crenças a vender sua alma para que apenas o seu retrato pintado a óleo envelheça e desapareça, o que manterá a sua juventude para toda a eternidade. É uma história que ficou tão icônica e conhecida que foi abordada em outros lugares da cultura pop, como na série “O Mundo Sombrio de Sabrina” da Netflix.

A Darkside Books está lançando uma versão completa de O Retrato de Dorian Gray que irá contar mais do que a história original e estendida - que foi publicada por Wilde mesmo após as polêmicas - mas ela também preparou um dossiê completo que contará com registros fotográficos do autor, duras resenhas que ele recebeu e até mesmo debates apimentados entre os críticos e o próprio autor. Além de tudo isso, a edição conta com o ensaio “Caneta, Tinta e Veneno” e uma seleção de poemas traduzidos para o português.

Credito: Reprodução / Darkside
Credito: Reprodução / Darkside

As mentes por trás desse projeto são Enéias Tavares, Paulo Cecconi e Luiz Gasparelli Jr, que colaboraram na construção dessa obra completa. Enéias já era autor da Darkside e também tem professor e pesquisador em seu currículo, organizou o livro que iremos conhecer no dia 8 de outubro. Paulo Cecconi assinou a nova tradução com base no texto original e sem censuras de Dorian Gray. Luiz Gasparelli Jr é especialista no Oscar Wilde e participou do livro com notas para aprofundar a experiência do leitor.

O livro ainda não foi lançado, mas já está em pré-venda para você conferir e garantir o seu.


+Adquira "O Retratro de Dorian Gray" por meio da Amazon:

1. O Retrato de Dorian Gray, de Oscar Wilde, Enéias Tavares, Paulo Cecconi e Luiz Gasparelli Jr (2021) - https://amzn.to/3kzbaME

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W