Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Vitrine / Múmias

Sacrifício humano, mumificação e deterioração: a intrigante saga da Garota de Yde

Os curiosos restos mortais foram encontrados no pântano perto da aldeia de Yde, na Holanda, em 1897

Victória Gearini Publicado em 10/07/2020, às 07h21 - Atualizado em 02/02/2022, às 14h21

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Múmia da Garota de Yde - Wikimedia Commons
Múmia da Garota de Yde - Wikimedia Commons

A Garota de Yde trata-se de um corpo pântano — isto é, um cadáver humano que foi naturalmente mumificado em um pântano de turfa. O corpo foi encontrado perto da aldeia de Yde, na Holanda, no entanto, acredita-se que quando foi entregue às autoridades locais, a múmia tenha sido danificada. 

A descoberta arqueológica 

A Garota de Yde foi encontrada em 12 de maio de 1897, em um pântano de turfa localizado na Holanda. Segundo testes de carbono-14, a menina teria morrido entre 54 a.C. e 128 d.C., possivelmente aos 16 anos. Inicialmente os estudos acreditavam que a Garota de Yde teria raspado um lado da cabeça antes de morrer, mas conforme a pesquisa prosseguiu, descobriram que ela tinha cabelos loiros avermelhados e longos. 

De acordo com estudos de Windeby I a lateral do cabelo raspado trata-se de um fenômeno natural, em que alguns corpos de pântanos reagem ao serem expostos ao oxigênio um pouco mais de um lado do que de outro. Os estudos revelaram, ainda, que a garota sofria de escoliose, e tinha apenas 137 centímetros de altura. 

Parte do corpo da Garota de Yde / Crédito: Wikimedia Commons

A múmia foi encontrada revestida com uma capa e faixa de lã, feitas por meio de uma técnica de trança conhecida como salto, que estavam enroladas em seu pescoço. Tal fato sugere que a jovem tenha sido assassinada ou sacrificada durante algum ritual. Os exames arqueológicos revelaram, ainda, que a menina foi atingida por uma facada na área da clavícula, mas esta não foi a causa de sua morte.

Outro fato observado pelos pesquisadores, é que não havia ferimentos defensivos na mão recuperada do corpo, o que pode significar que a jovem tenha morrido inconsciente. É comum na maioria dos corpos de pântanos, que a pele e outras características físicas sejam preservadas em decorrência do ácido tânico, encontrado nas águas desses locais. 

Placa indicando onde o corpo da Garota de Yde foi encontrado / Crédito: Wikimedia Commons

No entanto, acredita-se que quando a múmia foi escavada, os pesquisadores tenham causado ferimentos acidentais no crânio, portanto, hoje em dia, somente o tronco, a cabeça, a mão direita e os pés permanecem intactos. Já os demais membros do cadáver foram danificados por ferramentas de corte de turfa.

Tomografia computadorizada

Até 1992 não foram realizados estudos adicionais na Garota de Yde, até que o pesquisador da Universidade de Manchester, Richard Neave, realizou uma tomografia computadorizada do crânio da múmia. Por meio de uma trabalho minucioso, Neave foi capaz de decifrar sua idade cronológica e histórica

Reconstrução facial feito por Richard Neave, em 1992 / Crédito: Wikimedia Commons

Tanto a múmia quanto a reconstrução facial da Garota de Yde estão expostas no Museu Drents, em Assen. No início dos anos 2000, a instituição promoveu, ainda, uma excursão ao redor do mundo, mas devido a intensidade da morte da garota, alguns ativistas no Canadá impediram que a turnê prosseguisse por algumas regiões do país.


+Saiba mais sobre múmias por meio de grandes obras disponíveis na Amazon:

Coleção A Múmia (DVD) - https://amzn.to/2JLcngM

O Enigma das Múmias. Segredos Históricos da Arte da Mumificação nas Civilizações Antigas, de David E. Sentinella (2008) - https://amzn.to/3ro18S9

O grande livro da mitologia Egípcia, de Claudio Blanc (2021) - https://amzn.to/3rjz4zg

Múmias: Segredos dos Faraós, 2010, Estados Unidos, 39 min (Amazon Prime Vídeo) - https://amzn.to/2w5nJJp

Segredos do Dinossauro Mumificado, 2017, Estados Unidos, 53 min (Amazon Prime Vídeo) - https://amzn.to/2w5nJJp

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp 

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W