Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Vitrine / Von Erich

A saga da família Von Erich: Veja a história real por trás do filme The Iron Claw

Cinco de seis filhos do renomado lutador Fritz Von Erich morreram de forma devastadora, incluído o patriarca

Victória Gearini Publicado em 26/02/2024, às 17h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Clã Von Erich (da esquerda para a direita): Kerry, Fritz, Kevin, Chris, Mike e David - Wikimedia Commons
Clã Von Erich (da esquerda para a direita): Kerry, Fritz, Kevin, Chris, Mike e David - Wikimedia Commons

O sobrenome Von Erich é muito conhecido no ramo da luta livre dos Estados Unidos. Provindos do Texas o sobrenome original da família é Adkisson, mas por conta do ofício da profissão adotaram Von Erich. Ao longo dos anos, este intrigante clã desencadeou uma série de mitos, pois, diversos membros da família morreram de formas devastadoras.

Ao longo dos anos, o termo 'maldição de Von Erich' ganhou destaque e passou a se referir a uma série de eventos que atordoaram a família. De tão popular nos EUA, a família agora inspira o filme 'The Iron Claw', que será lançado no dia 7 de março nos cinemas brasileiros.

As mortes

Jack Barton Adkisson, mais tarde conhecido como Fritz Von Erich, nasceu no dia 16 de agosto de 1929, no Texas e foi o primeiro membro da família a entrar para o ramo da luta livre, tornando-se referência na área. Ao longo de sua vida, o lutador construiu fama e prestígio, mas em 10 de setembro de 1997, faleceu em decorrência de um câncer, repercute o veículo Texas Monthly.

Mike Von Erich, após luta / Crédito: Wikimedia Commons

Conforme o site Oxygen, com informações do documentário 'Dark Side of the Ring', Jack Von Erich foi o primeiro filho de Fritz, que morreu aos seis anos de idade, após acidentalmente se chocar contra um fio exposto e se afogar em uma poça, em 1959. Já o terceiro herdeiro, David, seguiu os mesmo passos do pai e se tornou um dos lutadores mais aclamados do Texas.

No entanto, logo após perder seu filho recém-nascido, David ficou abalado com a situação e separou-se. O rapaz veio a falecer em 1984, de enterite aguda, segundo a autópsia, no entanto, boatos chegaram a apontar que ele teria sofrido uma overdose de medicamentos.

“O legista japonês acabou chamando isso de enterite aguda, uma doença intestinal que pode ou não ter desencadeado um ataque cardíaco, dependendo de quem você ouve”, detalha David Shoemaker na obra 'The Squared Circle: Life, Death, And Professional Wrestling'.

Imagem de David Von Erich em uma luta / Crédito: Wikimedia Commons

Kerry, o quarto filho de Fritz, sem sombras de dúvidas, tornou-se o maior lutador deste clã. Conhecido por todos, ganhou o título mundial dos pesos pesados ​​da NWA por Ric Flair na Parada dos Campeões do David Von Erich Memorial, detalha a obra 'Have A Nice Day: A Tale of Blood and Sweatsocks'.

No entanto, a fama não seria o mais importante para Kerry e após se divorciar, cometeu suicídio com um tiro no coração, explica Bret Hart na biografia 'Hitman: My Real Life in the Cartoon World of Wrestling'.

“Ele não conseguiu lidar com a decepção que isso significaria para seus fãs, ou para sua família, ou o que quer que seja”, escreveu David Shoemaker. "Quando realizaram seu serviço memorial, seu nome ainda estava na marquise do lado de fora do local onde ele lutaria naquele fim de semana. Seu oponente, em perfeita ironia tragicômica do wrestling, era o Anjo da Morte".

Conhecido como o Guerreiro Inspirado, Mike substituiu o irmão falecido, David, no feudo que os Von Erichs tiveram por The Fabulous Freebirds. Segundo a trama Heroes of World Class, Mike tinha o sonho de trabalhar na área cinematográfica, mas foi induzido a seguir os passos da família.

Por volta de 1985 teve que fazer uma cirurgia, e por conta disso, se aposentou ainda jovem. Em 12 de abril de 1987, o rapaz foi encontrado morto, após sofrer uma overdose de tranquilizantes, repercutiu o UPI

Em 1988, antes de sua morte, Kerry, em entrevista à D Magazine, refletiu sobre a infelicidade de David. 

"Acho que Mike nunca teve certeza de que se sentia bem o suficiente para assumir o papel de Von Erich", desabafou ele."Quero dizer, ele ficou agitado por dentro porque ele não era tão rápido ou tão forte quanto o resto de nós. E depois [da síndrome] do choque tóxico, quando ele começou a perder o equilíbrio nas cordas superiores, ou a perder uma pegada, ou algo assim, ele pensou que tinha perdido parte de si, entende o que quero dizer?".

Retrato de Kerry Von Erich / Crédito: Wikimedia Commons

Assim como seus outros irmãos, Chris cometeu suicídio por meio de um tiro na cabeça, em 1991, poucos dias antes de completar 22 anos, a causa é um mistério, mas acredita-se que Chris estava frustrado por não conseguir sucesso na área da luta livre.

Herdeiros vivos

Kevin é o segundo filho mais velho e último sobrevivente de Fritz Von Erich e atualmente cuida dos negócios da família. Ross e Marshall são filhos de Kevin, que foram treinados pelo pai. Já Lacey é filha de Kerry, e se tornou campeã da TNA Knockouts Tag Team, mas se aposentou em 2010.


+Saiba mais sobre o tema por meio de grandes obras disponíveis na Amazon: 

A Bíblia do MMA, de Anderson Silva, Erick Krauss e Glen Cordoza (2000) - https://amzn.to/3eulxfv

Esportes de Combate: A Ciência no Treinamento de Atletas de MMA, de Vários Autores (2019) - https://amzn.to/2YUVJCF

O algoritmo da vitória: Lições dos melhores técnicos esportivos do mundo para você aplicar em seu time, sua carreira e sua vida, de José Salibi Neto (2020) - https://amzn.to/37LvjXV

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp 

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W