Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Família Real Britânica

'Spare': Leitores apontam erros em livro de memórias de príncipe Harry

Livro de memórias do príncipe Harry foi lançado na última terça-feira, 10, e vem gerando polêmicas

Éric Moreira, sob supervisão de Fabio Previdelli Publicado em 12/01/2023, às 11h09

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
'Spare', novo livro de memórias do príncipe Harry - Getty Images
'Spare', novo livro de memórias do príncipe Harry - Getty Images

'Spare', novo e polêmico livro de memórias escrito pelo príncipe Harry — entitulado no Brasil como 'O que Sobra' (Ed. Objetiva) — teve seu lançamento oficial na última terça-feira, 10, em livrarias por todo o mundo.

No entanto, a obra, que já vinha chamando atenção antes mesmo de seu lançamento devido aos comentários que o duque de Sussex fazia sobre seu conteúdo, obteve mais holofotes depois de seu lançamento, mas por uma razão negativa.

Como informado pelo portal F5, da Folha de S. Paulo, alguns leitores apontaram erros históricos e factuais na obra. Por exemplo, no livro, Harry escreveu que o antigo rei Henrique VI — fundador do colégio interno Eton, onde o duque de Sussex frequentou quando mais jovem — era seu tataravô; porém, ele teve apenas um filho, Eduardo de Westminster, que morreu aos 17 anos na Guerra das Rosas (1455 - 1487).

Príncipe Harry, duque de Sussex
Príncipe Harry, duque de Sussex / Crédito: Getty Images

Em reação ao erro grave no conteúdo de 'Spare', pessoas que leram o livro reclamaram em diversas redes sociais sobre a falta de checagem de fatos. "O único filho de Henrique 6º foi morto em uma coisinha chamada Guerra das Rosas. [...] Algum respeito básico pela verificação dos fatos seria bom", escreveu no Twitter a internauta Kate Malbty.

Eu suspeito fortemente que é um erro do escritor, mas você esperaria que ele fizesse alguma verificação dos fatos?", questionou outro, identificado como @ottoenglish.

Outros erros

Outro erro apontado por internautas em 'Spare' foi a afirmação de Harry de que ele teria se oferecido a comprar uma passagem de primeira classe para seu sogro, Thomas Markle, do México para a Inglaterra, pela Air New Zeland. No entanto, um porta-voz da própria empresa aérea desmentiu a alegação, visto que a companhia nunca operou voos entre os dois países, de acordo com o Page Six.

Por fim, outro ponto que chamou bastante atenção se refere ao trecho em que Harry escreve que teria descoberto a morte de sua bisavóElizabeth, a rainha-mãe, mãe de Elizabeth IIquando estava na escola Eton, em março de 2002. Porém, existem registros fotográficos dos dias antecedidos e do dia que sucedeu à morte da monarca de Harry em uma viagem, esquiando na Suíça.