Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Itália

Venda de sorvetes e pizzas pode ser proibida em Milão após a meia-noite

Nova medida do governo de Milão pretende proibir venda de sorvete, água, pizza e bebidas alcoólicas após a meia-noite em alguns bairros; entenda!

Éric Moreira Publicado em 25/04/2024, às 12h57

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fotografia de uma pessoa segurando sorvetes - Getty Images
Fotografia de uma pessoa segurando sorvetes - Getty Images

Aqueles que visitam a Itália dificilmente resistem à tentação de provar os vários tipos de massas que existem na rica gastronomia de lá, como também seus doces. Porém, uma nova medida do governo de Milão — considerada capital da moda italiana — pode tornar essa aventura gastronômica um pouco mais complicada.

Conforme divulgado pela CNN Brasil, o vice-prefeito de segurança de Milão, Marco Granelli, anunciou que possui planos para proibir, após a meia-noite, a venda de comidas e bebidas em 12 dos bairros mais movimentados da cidade. Segundo ele, a medida seria focada em preservar a "tranquilidade" desses locais, principalmente para seus residentes.

Nosso objetivo é buscar um equilíbrio entre sociabilidade e entretenimento e a paz e saúde dos moradores", publicou Marco Granelli em suas redes sociais. "Acreditamos em uma cidade viva, onde jovens e idosos têm espaços que podem compartilhar juntos."

Com a proibição, as autoridades esperam conseguir combater o ruído excessivo em algumas áreas residenciais de Milão. No novo formato, seria proibida a venda de comidas e bebidas em áreas externas entre meia-noite e meia e 6hrs durante a semana, e entre 1h30 e 6hrs aos fins de semana.

Vai acontecer?

Embora os planos de mudança no funcionamento de estabelecimentos já tenham sido divulgados, ainda fica incerto se ele realmente funcionará ou não. Segundo o secretário-geral da filial de Milão da associação italiana de varejistas (Confcommercio), Marco Barbieri, à CNN, a proibição vai "contra o senso comum" dos italianos, e menciona os riscos de uma família italiana comum simplesmente ser multada por querer tomar um sorvete a noite.

Ele também menciona entender a perturbação por barulho em algumas áreas de Milão, mas menciona que existem espaços que isso poderia ocorrer sem perturbação. "Milão tem muitas áreas que são perfeitas para o ‘Movida’ (festa) que não vai incomodar os moradores, eles precisam ser abertos mais tarde, não fechados mais cedo."

Apesar de tudo, Barbieri acredita que a nova proposta deve ser aprovada, mas torce para que, com o tempo, seja modificada: "Esperamos que eles removam sorvete, água e pizza da lista. Deixe a proibição do álcool, mas faça mais tarde".

+ 'Ancestral' da pizza pode ter sido identificado em pintura de Pompeia

Porém, ainda vale mencionar que a mudança não é uma certeza, tanto que planos semelhantes já foram discutidos anteriormente, em 2013, mas foram prontamente descartados após uma reação muito negativa dos cidadãos. Agora, os moradores de Milão têm até semana que vem para apresentar suas ideias sobre a discussão, antes que a decisão seja definitivamente tomada ou não.