Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Pompeia

'Ancestral' da pizza pode ter sido identificado em pintura de Pompeia

Afresco de Pompeia mostraria o que seria o primeiro registro de uma pizza

Redação Publicado em 27/06/2023, às 12h32 - Atualizado em 30/06/2023, às 10h15

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O registro encontrado em Pompeia - Reprodução/Vídeo/Reuters
O registro encontrado em Pompeia - Reprodução/Vídeo/Reuters

Em mais uma cativante descoberta arquelógica, um afresco encontrado em Pompeia, cidade devastada pela erupção do Vesúvio há quase 2 mil anos, registraria aquele que pode ser o primeiro registro de uma pizza italiana. A informação foi divulgada pelo Ministério da Cultura da Itália nesta terça-feira, 27. 

No afresco em questão, é mostrado um pão achatado acompanhado por uma taça de vinho. Os arqueólogos que analisam a descoberta teorizam que o pão teria sido acompanhado por frutas conhecidas atualmente, como tâmaras ou romãs. Também acreditam que o pão, mostrado no afresco de Pompeia, teria sido feito com especiarias e uma espécie de molho pesto.

O afresco encontrado nas ruínas de Pompeia /Crédito: Reprodução/Vídeo/Reuters

Para os pesquisadores envolvidos na descoberta, o registro que mostra o alimento pode ser o 'primeiro parante' da pizza que fascina gerações. Vale ressaltar, no entanto, que o 'ancestral' da pizzanão conta com ingredientes como tomate e mussarela, o que "pode ​​​​ser um parente distante do prato moderno", explica o comunicado, que foi repercutido pela Reuters.

O local da fascinante descoberta feita em Pompeia /Crédito: Reprodução/Vídeo/Reuters

A descoberta da pintura se deu no hall de uma antiga residência que também contava com uma panificadora anexa. O local foi brevemente escavado no início do século XIX. No entanto, as pesquisas foram realizadas novamente em janeiro de 2023.