Griselda com os filhos: Ficção e realidade - Divulgação/Netflix e DEA
Griselda

Griselda: Filhos da 'rainha da cocaína' tiveram destino trágico, revela escritor

Retratados em nova série da Netflix, filhos de Griselda Blanco, 'rainha da cocaína', tiveram destinos trágicos

Thiago Lincolins Publicado em 02/02/2024, às 11h44 - Atualizado em 19/02/2024, às 18h35

Em 'Griselda', a plataforma de streaming Netflix mistura fato e ficção ao retratar a história de Griselda Blanco. Pioneira na criação de rotas de tráfico de cocaína a partir de Miami, nos Estados Unidos, a traficante fez não só uma fortuna, como também grandes inimigos. 

"Inspirado em eventos reais, este drama fictício retrata a jornada de Griselda Blanco desde Medelín até se tornar a "Madrinha" do império do tráfico de drogas de Miami", destaca a sinopse da Netflix. 

Na produção, o público acompanha não só o caminho de Blanco até o sucesso no comércio ilegal, mas também a sua vida íntima. Enquanto trabalhava no contrabando de cocaína para as Terras do Tio Sam, a 'Madrinha', como foi apelidada, era mãe de quatro filhos: Dixon, Uber, Osvaldo Trujillo-Blanco e Michael Corleone Blanco.

Também retratados na série da Netflix, o Today, com informações do South Florida Sun Sentinel, repercute que os três filhos mais velhos de Griselda se envolveram em seu império ilegal. Em 2008, o Miami News Times, em reportagem especial, informou que três dos rapazes foram executados.

Além disso, o único filho que sobreviveu, e lidou com a morte dos irmãos e da mãe, é Michael Corleone Blanco, o caçula da 'rainha da cocaína'. No entanto, um jornalista e escritor, que pesquisa a vida de Blanco há anos, apresentou mais informações sobre o destino dos filhos da chefona.

Griselda ao lado de Michael Corleone - Arquivo pessoal

 

Em entrevista à BBC News Mundo, José Guarnizo, que é jornalista e autor de "La Patrona De Pablo Escobar - Vida y Muerte De Griselda" ("A Patroa de Pablo Escobar - Vida e Morte de Griselda", em tradução livre), revelou detalhes.

Os filhos de Blanco

Dixon, na realidade, sobreviveu e chegou a viver na Colômbia ao lado da mãe. Vale lembrar que Griselda cumpriu 19 anos de pena nos Estados Unidos. Em seguida, passou a morar em Medellín, até ser assassinada em 2012.

Dixon, embora tenha vivido ao lado da mãe após a liberdade, era viciado e drogas e tinha uma vida marcada pela dependência, explicou o escritor à BBC.

Guarnizo, que se prepara para lançar um segundo livro sobre Griselda, também ressalta que Uber foi assassinado em Medelín, enquanto trabalhava no comércio de drogas. E Osvaldo foi morto após ordens de Pablo Escobar, narcotraficante.

Personagem Colômbia mortes netflix tráfico destino filhos griselda blanco Rainha da Cocaína Michael Corleone Blanco

Leia também

Like a Prayer: 4 vezes em que Madonna enfureceu a Igreja Católica


Star Wars: A influência do caso Watergate e do Terceiro Reich na saga


Linha Reta: Existe uma história real por trás do filme?


De Repente 30: Veja como estão as atrizes que interpretaram a protagonista


Bebê Rena: Veja 5 relatos do comediante que foi perseguido na vida real


Além de Xuxa e Galisteu: Quem foram as namoradas de Ayrton Senna?