Mahatma Gandhi - Getty Images
Mahatma Gandhi

Há 98 anos, Mahatma Gandhi, o rebelde da paz, era condenado a seis anos de prisão

O líder pacifista ficou conhecido ao se declarar contra o governo colonial britânico na Índia

Nicoli Raveli Publicado em 10/03/2020, às 08h30

No dia 18 de março de 1922, Mahatma Gandhi foi condenado a seis anos de prisão. O rebelde foi julgado por uma corte britânica na Índia e foi acusado de insubordinação, no qual foi culpado pela violência em um protesto ordenado por ele.

O líder pacifista ficou conhecido ao se declarar contra o governo colonial britânico na Índia após a Primeira Guerra Mundial. Em 1919, sua revolta começou. A partir da Lei Rowlatt, Gandhi passou a motivar à desobediência a autoridade. De acordo com a lei, os direitos civis dos indianos seriam restringidos e seria permitido prender qualquer suspeito por insubordinação, mesmo sem existir um julgamento.

Com o Massacre de Amritsar, em 1920, sua oposição ganhou força. Naquele ano, soldados britânicos atearam fogo em diversos indígenas que protestavam de forma pacífica contra o governo. O líder foi apoiado por diversas pessoas que abandonaram seus empregos no serviço público e também se mostraram contra as medidas da corte britânica. Ele foi condenado a seis anos de prisão e seria libertado após dois anos devido a uma apendicite aguda, precisando de uma operação urgente.

Em 1929, aos 60 anos, Gandhi voltou a lutar pela libertação da Índia. Dois anos depois, o manifestante foi preso novamente por crimes políticos e só ganharia liberdade no ano seguinte porque temiam por sua vida, já que o pacifista insistia em fazer diversos jejuns por longos períodos.

Com o passar dos anos, o Congresso fez de tudo para reprimir cada vez mais os opositores. Em 1942,  Mahatma e a esposa foram presos. A mulher faleceu no início de 1944 e, em maio do mesmo ano, Gandhi foi solto devido às advertências médicas e pressão pública.


+ Saiba mais sobre a vida e o pensamento de Gandhi:

GANDHI: Minhas experiências com a verdade - Autobiografia, de Mohandas Gandhi -https://amzn.to/2BmAPB0

Gandhi. Uma Biografia em Mangá, de Kazuki Ebine - https://amzn.to/2VTH7RR

Mahatma Gandhi: O apóstolo da não violência, de Humberto Rohden- https://amzn.to/32rCHEc

A sabedoria de Gandhi, de Homer A. Jack https://amzn.to/33EZ1ug

Vale lembrar que os preços e quantidade disponível das obras condizem com os da data de publicação deste post. Além disso, a revista Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Mahatma Gandhi curiosidades prisão Líder pacifista Insubordinação

Leia também

De Repente 30: Veja como estão as atrizes que interpretaram a protagonista


Star Wars: A influência do caso Watergate e do Terceiro Reich na saga


Bebê Rena: Veja 5 relatos do comediante que foi perseguido na vida real


Além de Xuxa e Galisteu: Quem foram as namoradas de Ayrton Senna?


Os relatos de Joseph Baena, filho de Arnold Schwarzenegger que impressiona pela semelhança


Bridgerton: Por que nova temporada não segue a sequência dos livros?