Siad Barre, ditador da Somália - Getty Images
Política

Além de Hitler e Stalin: 5 ditadores cruéis que não estão nos livros de História

Tais políticos governaram com mãos de ferro suas nações, resultando em mortes e torturas de milhares

Alana Sousa Publicado em 05/02/2020, às 13h00

1. Isaias Afwerki

Isaias Afwerki / Crédito: Wikimedia Commons

 

Primeiro e único presidente e ditador da Eritreia, país da África, Isaias Afwerki está no poder desde 1991, quando o país conquistou sua independência da Etiópia. Afwerki liderou seu povo na luta armada para derrubar o governo comunista da Etiópia.

Desde então, o ditador instaurou um sistema autoritário de poder, onde existem acusações de que o governo mantém uma rede de prisões secretas, além de recrutar a força cidadãos para serviços militares. Uma disputa sobre a demarcação territorial com a Etiópia, em 1998, resultou em quase 100 mil mortes.

2. Yahya Jammeh

Yahya Jammeh / Crédito: Wikimedia Commons

 

Yahya Jammeh esteve no comando da Gâmbia por um golpe militar de 1994 a 2017, quando perdeu as eleições para Adama Barrow. Inicialmente aceitou o resultado das urnas, mas tentou assumir o cargo por considerar as votações inválidas. Sofreu com a repressão do povo e renunciou formalmente em 2017.

Governou com mãos de ferro. Utilizava tortura e prisão para seus opositores. Chegou a declarar que cortaria a garganta de qualquer um que assumisse ser homossexual.

3. Theodore Sindikubwabo

Theodore Sindikubwabo / Crédito: Wikimedia Commons

 

Escolhido como presidente interino de Ruanda, Theodore Sindikubwabo esteve à frente do Genocídio de Ruanda, de abril a julho de 1994. O massacre causou a morte de cerca de 800 mil pessoas, e mesmo que tenha sido majoritariamente arquitetado pelos militares do país, Theodore foi o escolhido para assumir o cargo quando o presidente Juvenal Habyrimana foi assassinado.

Médico pediatra por formação, Sindikubwabo nunca poupou elogios aos oficiais do exército ruandês. Em abril de 1994, o ditador fez um discurso para agradecer e encorajar os militares. Após o fim do regime brutal, Theodore fugiu para o Congo, onde morreu em 1998.

4. Siad Barre

Siad Barre / Crédito: Wikimedia Commons

 

Ditador da Somália, Siad Barre governou o país entre 1969 e 1991. Em 1977, Siad decidiu invadir a Etiópia para derrubar o governo comunista, acreditando que receberiam o apoio da União Soviética — que ficou do lado da Etiópia.

Após enfrentar a derrota em seu plano de dominação do país africano, Barre governou a Somália por mais 13 anos. Até que a oposição colocou um fim em seu governo, dando início a uma era de anarquia. Siad morreu em exílio, em 1995.

5. Teodoro Obiang

Teodoro Obiang / Crédito: Wikimedia Commons

 

Em um golpe de estado ocorrido em 1979, Teodoro Obiang derrubou seu tio, Francisco Macías Nguema, e assumiu a presidência da Guiné Equatorial. Prontamente um governo autoritário e violento foi instaurado, em vigor até hoje.

Em 1995 veio a descoberta de uma fonte de petróleo no país, o que ajudou a financiar as barbaridades do regime. A tortura dos opositores é algo comum, assim como a proibição de que qualquer opinião política seja expressa.


+Saiba mais sobre o tema através das obras abaixo

25 Ditadores Mais Mortais da História, Editora Você Sabia? (e-book) - https://amzn.to/37YScq7

Os ditadores, Richard Overy (2009) - https://amzn.to/31qLs1H

Guia Os Maiores Ditadores da História, On Line Editora (e-book) - https://amzn.to/36WF0Ro

Os Ditadores Mais Perversos da História, Shelley Klein (2004) - https://amzn.to/2RVy96n

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a revista Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Etiópia História ditadura África Somália Política mortes Ruanda Gâmbia

Leia também

Like a Prayer: 4 vezes em que Madonna enfureceu a Igreja Católica


Star Wars: A influência do caso Watergate e do Terceiro Reich na saga


Linha Reta: Existe uma história real por trás do filme?


De Repente 30: Veja como estão as atrizes que interpretaram a protagonista


Bebê Rena: Veja 5 relatos do comediante que foi perseguido na vida real


Além de Xuxa e Galisteu: Quem foram as namoradas de Ayrton Senna?