Pintura oficial de Maria Antonieta - Domínio Público
Maria Antonieta

Maria Antonieta: O que aconteceu com os filhos da rainha francesa?

O destino de Maria Antonieta é conhecido por muitos, mas a vida de seus quatro filhos desperta curiosidades até hoje

Joseane Pereira Publicado em 22/05/2020, às 12h00 - Atualizado em 05/01/2023, às 11h12

A lendária morte de Maria Antonieta durante a Revolução Francesa é conhecida por muitos. Entretanto, a tragédia de seus filhos continuou a se desdobrar após sua decapitação, em 16 de outubro de 1793. O que aconteceu com eles?

Os filhos

Maria Antonieta e Luís XVI tiveram quatro filhos, mas apenas um deles chegou à idade adulta. O primeiro foi uma garota, chamada Maria Theresa — em homenagem à avó materna. Em 1778, após ela nascer, Antonieta sofreu uma crise convulsiva e entrou em colapso; provavelmente pelas 12 horas em trabalho de parto.

Maria Antonieta e seus filhos/ Crédito: Domínio Público

 

Após se recuperar, ela teria dito: "Pobre garotinha, você não é o que era desejado, mas não é menos querida por isso. Um filho teria sido propriedade do Estado. Você será minha".

Três anos depois nasceu Luís José, o herdeiro masculino do rei; seguido por Luís Carlos, em março de 1785; e Sofia, em julho de 1786 — que faleceu no primeiro ano de vida por nascimento prematuro. José, o herdeiro, também faleceria cedo: aos 7 anos de idade, provavelmente por tuberculose.

As reviravoltas

Em 14 de julho de 1789, com o assalto à Bastilha, Maria Antonieta e seus dois filhos restantes foram transferidos para prisão domiciliar nas Tulherias. Em 1795, após a execução de seus pais, o menino Luís Carlos — nomeado Luís XVII — morreria com apenas 10 anos de idade, por problemas de saúde relacionados às brutais condições de prisão.

Portanto, Maria Theresa, aquela adorada pela mãe desde o nascimento, foi a única integrante da família que sobreviveu. Em 1795, aos 17 anos, ela foi finalmente libertada e se casou com seu primo, o duque de Angoulême.

Maria Theresa, filha de Maria Antonieta/ Crédito: Domínio Público

 

No entanto, sua vida como duquesa não foi das mais felizes: o casamento nunca foi consumado e ela passou a maior parte da vida exilada. Em 1830, Theresa alcançou tecnicamente o título de rainha da França; que durou 20 minutos, tempo suficiente para o marido assinar sua abdicação.

Maria Theresa morreu em outubro de 1851, aos 72 anos. Em seu testamento, ela perdoou aqueles que tornaram sua vida tão infeliz, seguindo um costume familiar.

curiosidades Maria Antonieta Revolução Francesa filhos Maria Theresa

Leia também

Bebê Rena: Veja 5 relatos do comediante que foi perseguido na vida real


Além de Xuxa e Galisteu: Quem foram as namoradas de Ayrton Senna?


Os relatos de Joseph Baena, filho de Arnold Schwarzenegger que impressiona pela semelhança


Bridgerton: Por que nova temporada não segue a sequência dos livros?


Bebê Rena: Veja o que aconteceu com o comediante retratado na série


Bebê Rena: Atriz conheceu a stalker da vida real?