O personagem Pepé Le Pew - Divulgação
Entretenimento

Acusado de "normalizar a cultura do estupro", personagem polêmico não estará em Space Jam 2

Pepe Le Gambá será cortado da sequência do famoso filme, que será lançada ainda neste ano

Isabela Barreiros, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 10/03/2021, às 14h13

Com algumas mudanças, a continuação do filme Space Jam, de 1996, será lançada em 15 de julho de 2021. Uma delas será o corte do personagem Pepé Le Pew, um gambá francês. A informação foi divulgada pelo portal The Hollywood Reporter e repercutida pelo Estadão. 

A decisão foi tomada pelos produtores após o personagem ter sido relacionado à cultura do estupro. Charles M. Blow, colunista do jornal New York Times, criticou o comportamento de Pepé durante uma cena em Space Jam: O Novo Legado, acusando-o de "normalizar a cultura do estupro".

Na cena, que faria parte do longa-metragem dirigido por Malcolm D. Lee, o gambá seria um barman que tentaria beijar o braço de outra personagem. Misturando o desenho animado e o live-action, a personagem humana seria vivida por Greice Santo, atriz brasileira.

Segundo o Hollywood Reporter, "não há planos atuais para o retorno do controverso personagem". Mesmo antes da cena em particular, o personagem sempre apresentou um comportamento similar, que agora está sendo reexaminado.

Santo, porém, afirmou recentemente que é contra o corte das cenas de Pepé no filme. Conforme repercutido pelo portal Exitoína, um assessor da atriz afirmou ao Deadline:

"Mesmo que Pepé seja um personagem de desenho, se alguém fosse dar um tapa em um assediador sexual como ele, Greice queria que fosse ela. Agora que a cena foi cortada, ela não terá o poder de influenciar o mundo através das jovens gerações que assistirão a 'Space Jam 2', para fazer com que jovens garotas e garotos saibam que o comportamento de Pepé é inaceitável".

Personagem História notícia Space Jam looney tunes Pepé Le Pew

Leia também

A saga do Mausoléu de Halicarnasso, uma das sete maravilhas do mundo antigo


Pesquisadores recriam em 3D rosto de mulher neandertal de 75 mil anos atrás


Maldição por trás da abertura da tumba de Tutancâmon é desvendada


Pesquisadores relacionam descobertas na Cidade de Davi a evento bíblico


Mistério mesopotâmico de 2,7 mil anos pode ter sido desvendado


Arte original de capa do primeiro 'Harry Potter' será leiloada