Geraldo Alckmin durante anúncio dos nomes das equipes de transição - Reprodução / Vídeo / Youtube
Geraldo Alckmin

Alckmin cobra divulgação sobre desmatamento da Amazônia por governo Bolsonaro

Geraldo Alckmin cobra dados, que ano passado foram divulgados cinco dias após a COP26

Redação Publicado em 14/11/2022, às 18h08

Enquanto Lula (PT), viaja para a COP27, o seu vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin (PSB), disse nesta segunda-feira, 14, que solicitou os relatórios sobre o desmatamento da Amazônia e do Cerrado ao governo federal para "analisar as informações que trazem e tomar as medidas necessárias".

Esses relatórios são divulgados todos os anos pelo Projeto de Monitoramento do Desmatamento na Amazônia Legal por Satélite (Prodes). O vice-presidente e também coordenador da equipe de transição do governo Lula (PT), declarou que esses números já existe.

"Solicitamos que os relatórios completos dos dados do Prodes Amazônia e do Prodes Cerrado do período de agosto de 2021 a julho de 2022 sejam enviados para que possamos analisar as informações que trazem e tomar as medidas necessárias", disse como informado pelo G1.

"A informação é de que esses números já existem e [temos] a necessidade de serem informados", disse durante o anúncio de novos nomes da equipe de transição, em São Paulo.

O pedido foi feito no dia em que o presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) viaja para a COP27, que está em andamento no Egito desde 1º de novembro. O relatório não foi divulgado pelo governo federal até o momento.

Omissão

Mesmo com o documento pronto antes da Conferência começar, o governo de Jair Bolsonaro (PL), esperou o fim da 26º Conferência do Clima da ONU, a COP26, para, então, divulgar o relatório que apontou o maior desmatamento em 15 anos na Amazônia.

Os números se tornaram públicos, somente cinco dias após o término do evento, em 18 de novembro, e apontaram um aumento de 22% no desmatamento. O governo Jair Bolsonaro foi acusado, pelos ambientalistas, de esconder os dados em decorrência da conferência do clima. 

Eles também alegaram, junto de entidades, que jornalistas e outros participantes da conferência chegaram, pediram o relatório do Prodes durante a COP26, mas não obtiveram respostas do governo federal. 

desmatamento Lula Geraldo Alckmin COP 27

Leia também

Funcionário de aeroporto na Indonésia despenca de escada de desembarque


Holandesa de 29 anos consegue direito a eutanásia por sofrimento mental


Em um desafio, adolescente come chip de pimenta e morre nos EUA


Após show de Madonna, areia de Copacabana é vendida como item raro na internet


Colônia de Roanoke: Arqueólogos lançam nova luz sobre a misteriosa história


Após ficar 10 horas desaparecida, idosa é resgatada em bueiro