Anielle Franco, irmã de Marielle Franco - Reprodução / Vídeo
Marielle Franco

Anielle Franco, irmã de Marielle, será ministra da Igualdade Racial

Lula anunciou nome de irmã de Marielle Franco para compor o Ministério da Igualdade Racial

Redação Publicado em 22/12/2022, às 13h31

Em anúncio dado pelo presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na manhã desta quinta-feira, 22, foi declarado que Anielle Franco, irmã de Marielle Franco, será ministra da Igualdade Racial, pasta que será criada pelo novo governo.

Anielle se reuniu com Lula em Brasília na quarta-feira, 21. Ela, que é diretora do instituto que leva o nome de Marielle, também integrou a equipe de transição do novo governo.

Ela já atuou na Coalizão Negra por Direitos, tendo experiência como ativista e apoiadora do movimento negro, como informado pela Folha de São Paulo. Além de uma demanda da sociedade, ela também atende a uma ala mais à esquerda do governo, para que sua Esplanada seja mais diversa.

O número de ministérios será ampliado pelo futuro governo que retomará as 37 pastas que formaram a Esplanada no segundo mandato de Lula e no primeiro de Dilma Rousseff (PT). O governo será entregue por Jair Bolsonaro (PL) com 23 ministérios, enquanto que, Dilma deixou 39 após sofrer o impeachment.

Recebi o convite do presidente Lula para ser Ministra da pasta de Igualdade Racial. Depois de refletir com minha família, companheiras de caminhada e movimentos, aceitei o desafio. +

— Anielle Franco (@aniellefranco) December 22, 2022

Marielle Franco

A vereadora  Marielle Franco foi assassinada em 2018 junto de seu motorista, Anderson Gomes, no Rio de Janeiro. O veículo foi atingido com 13 tiros. Ela foi militante dos Direitos Humanos e Presidente da Comissão da Mulher da Câmara.

Lula havia sido criticado depois de seu primeiro anúncio ministerial por nomear apenas homens, brancos e aliados. Uma pasta cujo comando ainda não foi anunciado é a dos Povos Indígenas.

O nome mais cotado, até o momento, é o de Sônia Guajajara, deputada federal eleita pelo PSOL de São Paulo. Ela é uma das três lideranças indicadas pela Apib (Articulação dos Povos Indígenas do Brasil) para ocupar o cargo. Com ela, foram recomendados, Joênia Wapichana, deputada federal não reeleita da Rede de Roraima, e Weibe Tapeba (PT), vereador de Caucaia (CE).

Lula Marielle Franco PT igualdade racial Anielle Franco

Leia também

Funcionário de aeroporto na Indonésia despenca de escada de desembarque


Holandesa de 29 anos consegue direito a eutanásia por sofrimento mental


Em um desafio, adolescente come chip de pimenta e morre nos EUA


Após show de Madonna, areia de Copacabana é vendida como item raro na internet


Colônia de Roanoke: Arqueólogos lançam nova luz sobre a misteriosa história


Após ficar 10 horas desaparecida, idosa é resgatada em bueiro