Fotografia de parte da mansão de Al Capone e antiga imagem do gângster quando vivo - Getty Images / Domínio Público via Wikimedia Commons
Crime

Antiga mansão do gângster Al Capone é demolida em Miami

Al Capone foi um dos mais famosos gângsteres dos Estados Unidos, inspirando até mesmo personagens de filmes

Éric Moreira, sob supervisão de Giovanna Gomes Publicado em 16/08/2023, às 09h39 - Atualizado às 09h49

Na história dos Estados Unidos, como pode ser visto em clássicos filmes como 'O Poderoso Chefão' (1972, de Fracis Ford Coppola) e 'Scarface' (1983, de Brian De Palma), já existiram uma série de pessoas bastante relevantes e poderosas que, unidas, formaram diversas máfias. E entre os verdadeiros mafiosos que inspiraram a criação de Vito Corleone e Tony Montana, um em especial se destaca: Alphonse Gabriel "Al" Capone, mais conhecido somente como Al Capone.

Este, por sua vez, teve uma vida que, mesmo entrelaçada com o crime organizado, foi bastante luxuosa. Com o tempo, Al Capone foi responsável por construir um pequeno império de drogas, além de apostas, agiotagem e prostituição. E entre suas conquistas que mais chamam atenção, está uma mansão em Palm Island, Miami, nos Estados Unidos.

Construída em estilo colonial e contando com dois andares, oito quartos, oito banheiros, uma sauna, um spa e uma grande piscina, além de ser circundada por palmeiras, a propriedade sempre foi um símbolo de como se deu a história real, criminosa, na região. Porém, mesmo com esforços de grupos defensores de que ela se tornasse um patrimônio cultural, que tentavam preservá-la, ela encontrou um fim trágico recentemente: foi demolida.

Fotografia de parte da antiga propriedade de Al Capone / Crédito: Getty Images

 

Segundo a imprensa norte-americana, o Conselho de Preservação Histórica de Miami Beach chegou a considerar que a residência fosse designada como uma "casa histórica", mas a chegada de uma nova lei em vigor impediu que a ideia fosse adiante e, por fim, levou a propriedade à derradeira demolição.

Imóvel luxuoso

O imóvel — que consiste em uma pequena vila, na verdade — pertenceu originalmente a Clarence Busch, um conhecido membro da dinastia Anhueser-Busch que já controlou a maior cervejaria do mundo, em sua época. Ela só passaria a ser de posse de Al Capone em 1928, seis anos depois de sua construção, por um valor de US$ 40 mil.

A propriedade não é conhecida só por ser uma mansão luxuosa que abrigou Al Capone por grandes momentos de sua vida, além de ter sido seu abrigo quando era foragido, como também foi o local onde faleceu, em 25 de janeiro de 1947, quando tinha somente 48 anos, em decorrência de um ataque cardíaco e um AVC.

O gângster Al Capone / Crédito: Domínio Público via Wikimedia Commons

 

Em outubro de 2021, a mansão foi vendida por um preço bem mais alto que o pago por Al Capone, de US$ 15,5 milhões, ao incorporador de imóveis Todd Glaser e seu investidor, Nelson Gonzalez. Desde o início, a dupla planejava demolir o local e apagar o legado do mafioso, de acordo com o portal Nossa, do UOL, o que gerou grande debate e discussões ao longo dos anos.

Estados Unidos Mundo curiosidades notícias gângster Al Capone Miami mansão Mafia demolida

Leia também

Estudante de SP registra foto de galáxia a 14 milhões de anos-luz da Terra


Fotos inéditas da família real britânica serão exibidas no Palácio de Buckingham


Fotógrafo flagra maior tatu do mundo na Serra da Canastra, em Minas Gerais


Colônia de Roanoke: Arqueólogos lançam nova luz sobre a misteriosa história


Quartel da Guerra Revolucionária queimado por britânicos é encontrado nos EUA


Nasa: Quinta lua de Júpiter é capturada na Grande Mancha Vermelha pela primeira vez