Dontae Sharpe em seu documentário para a BBC - Divulgação / Youtube BBC News Brasil
Hard News

Após 26 anos preso injustamente, Dontae Sharpe finalmente conseguiu seu perdão

Na década de 1990, o homem foi condenado por crime que não cometeu

Pedro Paulo Furlan, sob supervisão de Penélope Coelho Publicado em 13/11/2021, às 09h56

Preso em 1994 sob acusações de assassinato, o inocente Dontae Sharpe conseguiu seu perdão na última sexta-feira, 12, no estado de Carolina do Norte, Estados Unidos.

Desde 2019, Sharpe estava solto e agora, como um homem ‘perdoado’, tem direito a US$ 750 mil de compensação, cerca de 4,1 milhões de reais na conversão atual.

O caso pelo qual Dontae estava preso, que já tem mais de 27 anos, envolveu a morte de George Radcliffe e o testemunho de Charlene Johnson, que tinha 13 anos na época e afirmou que presenciou o homem inocente atirando em Radcliffe.

Meses depois do tribunal que prendeu Sharpe, Johnson admitiu que tinha mentido e assim não havia mais nenhuma prova concreta de que Dontae era culpado — no entanto, o homem inocente continuou preso por um quarto de século. As informações são da cobertura das publicações The Guardian e Slate.

Durante o anúncio do perdão, que está sendo visto como um avanço para o tratamento de pessoas negras no sistema, o governador Roy Cooper afirmou que este processo deveria ter acontecido há muito tempo: “Sr. Sharpe e outros que foram condenados erroneamente merecem ter essa injustiça reconhecida publicamente”.

No entanto, para o próprio Dontae Sharpe, sua participação nesta causa não acaba com seu perdão. Devido ao que aconteceu com ele, o homem inocente está dedicando-se a lutar contra a corrupção no sistema judiciário que o manteve na prisão e faz o mesmo com outros.

“Minha liberdade ainda está incompleta enquanto tem pessoas indo para a prisão injustamente, se tiver pessoas presas por erros do sistema e se ainda tem pessoas esperando por perdões como o meu”, informou ao The Guardian.
Crime injustiça perdão Sistema Judiciário Dontae Sharpe

Leia também

Em leilão, guitarra que pertencia a Prince pode ser arrematada por US$ 600 mil


Pesquisadores relacionam descobertas na Cidade de Davi a evento bíblico


Mulher que vive em McDonald's no Leblon lança campanha de arrecadação online


Tecnologia permite conversar com sobreviventes do Holocausto por chamada de vídeo


Rei Charles teria sido impedido de entregar presente a neto


Cresce a cada ano a "porta de entrada para o submundo" na Sibéria