Imagem ilustrativa da rainha Elizabeth II em um jantar - Getty Images
Família Real Britânica

Após décadas, documentário sobre o cotidiano da Família Real vaza no YouTube

Produção intitulada de “Família Real” foi banida pela realeza na década de 1970

Fabio Previdelli Publicado em 08/02/2021, às 11h20

Produzido originalmente em 1969, um documentário sobre a família real britânica vazou misteriosamente no YouTube. A produção, supostamente, foi banida por décadas pela rainha Elizabeth II, já que dava ao público uma visão íntima da realeza.  

Quando foi ao ar pela primeira vez, em exibição pela BBC, o filme foi assistido por milhões de pessoas. Contudo, depois de um suposto pedido do Palácio de Buckingham, o mesmo foi arquivado e não foi mais exibido desde os anos 1970.  

Porém, o documentário, intitulado de “Família Real”, acabou sendo publicado no YouTube, mas foi retirado rapidamente da plataforma depois de uma denúncia por uso de direitos autorais. Ainda não se sabe como o vídeo vazou e quem o publicou.  

Na produção, Elizabeth II teria comparado um embaixador norte-americano a um gorila. “Havia um gorila. Eu fiquei incomodada... ele tinha corpo curto, braços longos”, teria dito a monarca à agência de notícias PA Media.  

Outras cenas do documentário mostram a realeza comendo junta e a rainha revirando sua bolsa para comprar doces para o príncipe Edward.

Os registros foram considerados inovadores por mostrar a família real sob uma nova perspectiva.  

Em 1969, o filme de quase duas horas de duração foi visto por mais 30 milhões de pessoas, sendo uma das transmissões mais vistas do Reino Unido em toda a história. Segundo a BBC, cerca de 350 milhões de pessoas viram a produção em todo o mundo. 

O documentário foi filmado na década de 1960, após a realeza conceder à BBC o acesso exclusivo ao cotidiano do Palácio de Buckingham.

Naquela época, a família real era vista como certa distância da sociedade normal. O filme teria sido uma maneira encontrada de recuperar essa ligação.  

Entretanto, o programa nunca agradou a todos. Em entrevista, anos depois, a princesa Anne, filha da rainha, declarou que não se sentia confortável com a produção.

“Nunca gostei da ideia do filme da família real. Sempre achei que era uma ideia péssima”, disse, segundo a PA. "A atenção que se recebia desde que se era criança, você simplesmente não queria mais. A última coisa que você precisava era de maior acesso". 

Sobre Elizabeth II

A Rainha Elizabeth II é uma das figuras mais icônicas da atualidade — e da História. Com quase uma centena de anos, aos 94 anos, ela é a monarca que está ocupando a mais tempo o trono do Reino Unido e de mais 15 estados independentes.

Quando a Segunda Guerra Mundial se iniciou, Elizabeth tinha apenas 13 anos de idade. Já nos estágios finais do conflito, a futura rainha, na época com 19 anos, decidiu atuar no serviço militar britânico, como motorista e mecânica.

14 primeiros-ministros já acompanharam a monarca no poder da Grã-Bretanha ao longo de sua extensa vida. Com quase um século de vida, Lilibeth já presenciou diversos momentos históricos marcantes como a Segunda Guerra Mundial e a Corrida Espacial. 

Reino Unido notícias documentário Youtube Família Real britânica banido vazamento

Leia também

Cidades italianas lutam para acabar com cidadania honorária de Mussolini


Mona Lisa deverá ter espaço 'exclusivo' no Louvre, em Paris


Aranhas em Marte: Entenda o fenômeno registrado no Planeta Vermelho


Maldição por trás da abertura da tumba de Tutancâmon é desvendada


Garrafas de vidro são encontradas enterradas em mansão de George Washington


Mãe e filha que vivem há 3 meses em lanchonete chamam atenção de moradores do Leblon