Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Família Real Britânica

68 anos no poder: Elizabeth II já pensou em se aposentar?

Atualmente, a monarca é a pessoa que por mais tempo permanece em seu cargo, ao longo dos anos, diversos rumores foram levantados sobre uma possível aposentadoria da rainha

Penélope Coelho Publicado em 17/11/2020, às 10h52

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Elizabeth II em 1953 - Wikimedia Commons
Elizabeth II em 1953 - Wikimedia Commons

A vida de Elizabeth II mudou por completo após a morte de seu pai, o rei George VI, em 1952. Há 68 anos, no auge de sua juventude, Elizabeth se viu em um misto de sensações: um profundo luto por sua perda se unia com inúmeras novas responsabilidades.

Tornando-se rainha, a monarca foi oficialmente coroada em 2 de junho de 1953, em um espetáculo transmitido para o mundo inteiro. Desde então, Elizabeth II atua no reinado mais longo à frente do Reino Unido.

Atualmente, aos 94 anos de idade, é possível dizer que a monarca já viu de tudo: desde a corrida espacial até a pandemia do novo coronavírus. Exatamente por isso, muitos se perguntam se algum dia a monarca irá se aposentar e conceder a chance para seu filho mais velho, Charles, assumir o poder.

Rumores

Fotografia da Rainha Elizabeth II usando uma coroa / Crédito: Getty Images

Em 2017, o esposo da rainha, PríncipePhilip, então com 96 anos (atualmente com 99), se aposentou de suas funções como consorte real, em decorrência de sua idade avançada, essa decisão aumentou os rumores de que o mesmo iria acontecer com Elizabeth.

Não demorou muito para que hipóteses começassem a surgir, em 2019, o portal famoso por cobrir informações sobre a Família Real, She Knows, revelou que a rainha tinha pretensão de se aposentar em 2020, dando lugar para seu filho, o príncipe de Gales.

Na ocasião, afirmava-se que apesar de a mulher estar em plena condição física e mental, ela teria consciência de sua idade avançada e, por isso, deixaria Charles como príncipe regente. Foi dito inclusive, que Elizabeth II já teria pensado em questões como seu funeral e outros protocolos relacionados à sua morte.

O trono

Entretanto, no mesmo ano, a hipótese de uma aposentadoria foi negada pela própria Clarence House — palácio responsável pelas atividades do príncipe Charles. Na ocasião, após os rumores de uma ‘pausa’ ficarem cada vez maiores, a família real resolveu se pronunciar e foi enfática ao dizer que: “Não há planos para qualquer mudança nos arranjos aos 95 anos [da rainha], ou qualquer outra idade”, como revelado pelo portal USA Today. Contudo, os rumores voltaram com força no ano seguinte.

Recentemente, no início de novembro de 2020, o biógrafo e especialista da família real, Robert Jobson, disse em entrevista ao programa The Royal Beat, que a rainha deve se aposentar depois de próximo seu aniversário, em 21 de abril.

Rainha Elizabeth e Príncipe Charles na abertura do parlamento, em outubro de 2019 / Crédito: Getty Images

De acordo com Jobson, a justificativa seria justamente o fato do primogênito da monarca ter 72 anos e ainda não ter vivenciado a oportunidade de governar. Porém, de acordo com o site USA Today, quando assumiu o trono, a rainha jurou que jamais abdicaria. Sabe-se que a monarca diminuiu o ritmo de suas atividades, mas, a pretensão de uma aposentadoria não parece realmente estar nos planos de Elizabeth II.

Essa decisão que ficou ainda mais evidente após a conta oficial da família real britânica no Instagram (@theroyalfamily) confirmar no último dia 12, que os preparativos para a comemoração da data que irá marcar os 70 anos do reinado de Elizabeth II já estão sendo feitos. Vale ressaltar que e a festa só deve acontecer em 2022. Ou seja, por pelo menos mais dois anos a rainha deve continuar ocupando seu cargo.


+Saiba mais sobre a família real britânica por meio das obras disponíveis na Amazon:

The Queen: The Life and Times of Elizabeth II (Edição Inglês), de Catherine Ryan (2018) - https://amzn.to/2RhgNA7

A Brief History of the Private Life of Elizabeth II, Michael Paterson (2012) - https://amzn.to/394Qjsq

God save the queen - O imaginário da realeza britânica na mídia, de Almeida Vieira e Silva Renato (2015) - https://amzn.to/2xTkiGd

Diana. O Último Amor de Uma Princesa, de Kate Snell (2013) - https://amzn.to/2TgHgPO

Vitória, a rainha: Biografia íntima da mulher que comandou um Império, Julia Baird (2018) - https://amzn.to/2T9uEuc

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp 

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7