Fotografia do príncipe Eduardo, Conde de Wessex - Getty Images
Família Real Britânica

Após morte de Philip, príncipe Edward pode não receber o título do pai

Filho mais novo da Rainha Elizabeth II, o herdeiro seria o próximo Duque de Edimburgo, mas o título foi herdado por outra pessoa

Pamela Malva Publicado em 14/07/2021, às 16h00

Em abril deste ano, a monarquia britânica lamentou a morte do príncipe Philip, o então marido da Rainha Elizabeth II. Agora, o Reino Unido cria suas apostas para descobrir quem será o próximo Duque de Edimburgo, título que ficou sem dono de repente.

Segundo a revista Caras de Portugal, o candidato mais provável para o cargo é o príncipe Edward, filho mais novo de Elizabeth II. Hoje em dia, o herdeiro da monarca vive como Conde de Wessex, mas sempre foi o favorito para assumir o título de seu pai.

Acontece que, ainda de acordo com a publicação, o ducado foi herdado pelo príncipe Charles após a morte de Philip. Como primogênito da rainha, o pai de William e Harry deverá decidir se ficará com o título, ou se o entregará para a Coroa — pode ser, também, que Charles outorgue o ducado ao irmão, ou a outro membro da família.

Em entrevista ao The Sunday Times, o conselheiro de Charles, David White, pontuou que não existe qualquer fator que motive o príncipe a atribuir o ducado logo que se tornar rei. Dessa forma, acredita-se que o título não será de Edward tão cedo.

Primeira imagem com os sucessores de Elizabeth divulgada pela família real / Crédito: Divulgação/ Instagram/ Ranald Mackechnie

 

Herança escrita

A ideia de transformar o príncipe Edward em Duque de Edimburgo nasceu em meados de 1999, quando ele se casou com Sophie Rhys-Jones. Na época, o herdeiro era o único filho da Rainha Elizabeth II com um título de conde — sendo que, na hierarquia nobiliárquica da monarquia, os condes ocupam dois lugares abaixo dos duques.

Pensando nisso, o Palácio de Buckingham emitiu um comunicado naquele mesmo ano, afirmando que o filho mais novo de Elizabeth II seria agraciado como Duque de Edimburgo “no momento em que o título que agora tem o príncipe regresse à Coroa”.

Agora, com as novas dúvidas acerca do ducado, a Clarence House afirmou que “ainda não foi tomada nenhuma decisão” por parte da Coroa. O Palácio de Buckingham, por sua vez, informou que não iria comentar o caso, ainda segundo a revista Caras.

Quando questionado sobre a polêmica, o próprio príncipe Edward pontuou, em entrevista à BBC, que a decisão cabe somente ao seu irmão mais velho, Charles. Na ocasião, o filho caçula de Elizabeth II afirmou que “teremos que esperar” para saber com quem ficará o antigo título do príncipe Philip, que faleceu aos 99 anos.

Reino Unido notícia rainha elizabeth ii Coroa Britânica príncipe Philip Família Real britânica conde de Wessex príncipe Eduardo

Leia também

Artista brasileiro mostra como estaria Ayrton Senna atualmente se estivesse vivo


Senna: Os 3 sonhos não realizados de Ayrton


Fotos e entrevistas: Especial relembra os 30 anos sem Ayrton Senna


Obras perdidas dos Irmãos Grimm são descobertas na Polônia


Maldição por trás da abertura da tumba de Tutancâmon é desvendada


Em Ímola, fãs se reúnem e prestam homenagens em estátua de Ayrton Senna