Boneca encontrada em praia - Divulgação/Facebook
Texas

As bonecas bizarras reveladas em praias do Texas

Fotos de bonecas curiosas encontradas em praias viralizam nas redes sociais

Luisa Alves, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 08/06/2022, às 15h56

Pesquisadores encontraram dezenas de bonecas assustadoras e partes de seus corpos junto de lixo em trecho entre as praias Padre Island e Matagorda Island, no Texas. As curiosas descobertas foram compartilhadas nas redes sociais. 

De acordo com a Smithsonian Magazine, os pesquisadores da Reserva Nacional de Pesquisa Estuarina Mission-Aransas, encontram bonecas há anos na Costa do Golfo do México, mas apenas recentemente passaram a compartilhar as "descobertas" na página da reserva no Facebook. 

O pesquisador Tunnel contou em entrevista à McClatchy, que o primeiro objeto a chamar a atenção online, foi a cabeça de uma boneca sexual que atraiu seguidores à página: “[A reserva] ganhou muitos seguidores na página depois disso”, contou ele.

As bonecas de plástico são consideradas assustadoras pelos internautas. Algumas não têm cabelo, outras possuem crustáceos crescendo em seus olhos e bocas ou podem ter sido mordidas por tartarugas.

“Há muitos pesadelos por aí”, disse a pesquisadora, Jace Tunnell, diretor da reserva, à McClatchy.

Incerteza 

Segundo especialistas, o assustador está associado à incerteza: "Se algo é claramente assustador, você grita e foge. Se algo é nojento, você sabe como agir. Mas se algo é assustador… pode ser perigoso, mas você não tem certeza… há uma ambivalência.”, explicou Frank McAndrew , psicólogo social do Knox College à Smithsonian.

O medo das bonecas pode ser classificado como pediofobia, que se enquadra em automatonofobia, medo de figuras humanóides.

Conscientização sobre os efeitos do lixo

Em busca de pássaros, tartarugas marinhas e mamíferos marinhos ameaçados de extinção, os pesquisadores, encontram lixos que são levados ao mar. De certa forma, essas bonecas passaram a ajudar no aumento da conscientização sobre os efeitos do lixo. Também são encontradas bolas de vôlei, solas de sapatos e outros detritos. 

Segundo a Smithsonian, as praias do Texas recebem 10 vezes mais lixo que outros estados ao longo do Golfo do México. A Reserva Nacional de Pesquisa Estuarina Mission-Aransas, realizou uma pesquisa de dois anos com outras organizações de pesquisa da Costa do Golfo, que revelou que a quantidade de lixo na região aumenta na primavera e no verão, e que a maioria dos detritos levados ao mar, são de plástico.

A pesquisa também revelou que o estado do Texas provavelmente recebe detritos devido à sua corrente circular, um fluxo de água quente que sobe do Caribe e entra no golfo. 

Texas assustador meio ambiente lixo Bonecas praias golfo do méxico plástico

Leia também

A saga do Mausoléu de Halicarnasso, uma das sete maravilhas do mundo antigo


Pesquisadores recriam em 3D rosto de mulher neandertal de 75 mil anos atrás


Maldição por trás da abertura da tumba de Tutancâmon é desvendada


Pesquisadores relacionam descobertas na Cidade de Davi a evento bíblico


Mistério mesopotâmico de 2,7 mil anos pode ter sido desvendado


Arte original de capa do primeiro 'Harry Potter' será leiloada