A jogadora de vôlei Mahjabin Hakimi - Divulgação/Facebook
Afeganistão

Atleta de vôlei é decapitada pelo Talibã por praticar o esporte sem hijab

Jornal divulgou informação nesta semana

Redação Publicado em 21/10/2021, às 13h30

Uma jogadora de vôlei foi decapitada no começo de outubro pela organização extremista Talibã, que controla o Afeganistão desde agosto deste ano, de acordo com informações obtidas pelo jornal britânico Independent divulgadas recentemente.

A morte da atleta Mahjabin Hakimi foi revelada pelo treinador da seleção do país do Oriente Médio, a qual ela representava, apenas nos últimos dias por “questões de segurança”, o que também fez com que familiares da esportista mantivessem o óbito em silêncio. 

"Todas as jogadoras do time de vôlei e o resto das atletas femininas estão em uma situação ruim. Estão desesperadas e com medo. Elas foram forçadas a fugir e viver em lugares desconhecidos", afirmou o treinador ao jornal, sob o pseudônimo de Suraya Afzali.

De acordo com a publicação, o grupo fundamentalista assassinou Hakimi ao arrancar sua cabeça. O principal motivo teria sido o fato de ela não vestir o hijab, véu usado pela doutrina islâmica, enquanto praticava o esporte. 

Outra razão é que ela fazia parte do povo Hazara, que tem origem mongol e é perseguido pelo Talibã, como ressaltou o portal UOL.

Segundo Afzali, desde que o Talibã assumiu o controle no Afeganistão e passou a perseguir principalmente mulheres, somente duas atletas do time do país puderam deixá-lo. Muitos afegãos estão buscando outras nações a partir de uma ação humanitária. 

História notícia decapitação hijab Talibã jogadora de vôlei

Leia também

A saga do Mausoléu de Halicarnasso, uma das sete maravilhas do mundo antigo


Pesquisadores recriam em 3D rosto de mulher neandertal de 75 mil anos atrás


Maldição por trás da abertura da tumba de Tutancâmon é desvendada


Pesquisadores relacionam descobertas na Cidade de Davi a evento bíblico


Mistério mesopotâmico de 2,7 mil anos pode ter sido desvendado


Arte original de capa do primeiro 'Harry Potter' será leiloada