Notícias » Talibã

Chanceler afegão confirma que Talibã se reunirá hoje, 12, com representantes de UE e EUA

Segundo Amir Khan Muttaqi, encontro acontecerá em Doha e tratará de problemas presentes no país asiático

Fabio Previdelli Publicado em 12/10/2021, às 10h43

O chanceler Amir Khan Muttaqi
O chanceler Amir Khan Muttaqi - Divulgação/YouTube/WION

Após um primeiro encontro com representantes americanos, o chanceler afegão Amir Khan Muttaqi informou que uma delegação do Talibã se reunirá nesta terça-feira, 12, em Doha, com representantes da União Europeia (UE). 

Muttaqi disse que o grupo já teve conversas com pessoas ligadas ao governo alemão e o parlamento britânico durante um encontro realizado no Centro de Conflitos e Estudos Humanitários do Catar.  

"Amanhã [terça-feira] nos reuniremos com representantes da UE. Tivemos reuniões positivas com representantes de outros países", afirmou o chanceler, segundo a AFP. 

"Queremos ter uma relação positiva com todo o mundo. Acreditamos em relações internacionais equilibradas. Acreditamos que essas relações equilibradas podem salvar o Afeganistão da instabilidade", completou. 

Nabila Masrali, representante da UE, confirmou o encontro e informou que representantes americanos também estarão presentes. "Trata-se de um intercâmbio informal, de nível técnico. Não constitui um reconhecimento do 'governo interino'". 

Masrali disse que o encontro deverá "permitir que os Estados Unidos e os europeus discutam problemas" que estão acontecendo — ou podem acontecer — no Afeganistão. Entre os assuntos a serem tratados estão temas como os direitos das mulheres; a liberdade e acesso para uma ajuda humanitária a quem queira deixar o país; e como evitar que o Afeganistão se torne um santuário de grupos terroristas.