Balões de lixo norte-coreanos e lixo espalhado - Divulgação/Ministério da Defesa da Coreia do Sul
Coreia

Balões com lixo: Coreia do Sul quer suspender acordo militar com a Coreia do Norte

Na última semana, a Coreia do Norte "bombardeou" o Sul com quase mil balões com sacos de lixo e possivelmente fezes, acarretando em tensão que ninguém imaginava

Éric Moreira Publicado em 03/06/2024, às 08h36 - Atualizado às 09h56

Na última semana, uma notícia que chamou bastante atenção na mídia internacional foi que a Coreia do Norte teria enviado mais de mil balões com lixo e fezes para a Coreia do Sul. Porém, esse bombardeio nojento serviria como prelúdio para um momento de tensão ainda maior e inesperado.

Isso porque, conforme repercutido pelo O Globo, o Conselho de Segurança Nacional da Coreia do Sul quer suspender um acordo militar assinado entre os dois países em 2018. No ano passado, o acordo já havia sido suspenso parcialmente, depois que o governo de Kim Jong-un colocou um satélite espião em órbita.

Esse acordo, vale mencionar, foi assinado durante um período em que as relações diplomáticas entre as Coreias estava menos complicado do que se mostrou nos últimos anos. Sua intensão inicial seria de reduzir as tensões na península a fim de evitar uma escalada militar e uma eventual guerra.

Segundo divulgado pela NSC, o Acordo Militar de 19 de setembro deve ser suspenso com todos os efeitos "até o retorno da confiança mútua entre as duas Coreias".

Bombardeio de lixo

Essa nova tensão entre Coreia do Norte e do Sul começou na última semana, depois que o Norte enviou quase mil balões com sacos de lixo, bitucas de cigarro, possivelmente fezes e até outros produtos. Essa ação, por sua vez, foi justificada como uma resposta aos balões de ativistas sul-coreanos que fazem propaganda contra Kim Jong-un.

+ Coreia do Sul proíbe vídeo que tratava Kim Jong-Un como "grande líder"

O envio da balões por parte da Coreia do Norte, porém, foi encerrado no domingo, 2, após o governo norte-coreano anunciar que a ação havia sido realmente efetiva. No entanto, ainda advertiu que, caso necessário, podem retomar a iniciativa.

Mundo Coreia do sul Coreia do norte notícias balão lixo Coreia fezes Tensão

Leia também

Filme sobre homem que salvou crianças dos nazistas é lançado no streaming


Logo após resgate de sua filha, mãe de refém do Hamas morre de câncer


Arqueólogos anunciam descobertas feitas durante escavações em castelo inglês


Escultura que mostra Maria durante o parto de Jesus é vandalizada na Áustria


Com Bíblia gigante, parque religoso do país será construído no RJ


Passagem de furacão destrói 90% das residências de ilha no Caribe