A rainha Elizabeth II - Getty Images
Caribe

Barbados anunciou a pretensão de destituir a Rainha para se tornar uma república

"Chegou a hora de deixar totalmente para trás nosso passado colonial", afirmou Dame Sandra Mason, governadora-geral da ilha caribenha

Giovanna de Matteo Publicado em 16/09/2020, às 08h32

A Ilha de Barbados, no Caribe, anunciou sua intenção de se tornar uma república até novembro do próximo ano, levando a destituição da Rainha Elizabeth II da chefia do estado. As informações são do portal The Guardian

A medida foi anunciada em um discurso escrito pela primeira-ministra Mia Mottley e lido pela governadora-geral do país, Dame Sandra Mason: “Chegou a hora de deixar totalmente para trás nosso passado colonial. Os barbadianos querem um chefe de estado barbadense.", afirmou. 

Embora o país tenha conquistado sua independência da Grã-Bretanha em 1966, a Rainha continua sendo sua monarca constitucional e chefe de Estado. Esse processo ocorreu na maioria dos países caribenhos, que mantiveram vínculos formais com a monarquia após conquistar a independência.

“Esta é a declaração final de confiança em quem somos e no que somos capazes de alcançar", dizia o discurso em reafirmação à autodeterminação da ilha. Alem disso, o evento para o país se tornar uma república está marcado acontecer no mesmo dia em que se celebrará o 55º aniversário de sua independência. Com tal posição, Barbados se unirá a Trinidad e Tobago, Dominica e Guiana, que também removeram a monarquia britânica de seus países. 

República Caribe América Central Grã-Bretanha rainha Elizabeth Barbados

Leia também

A saga do Mausoléu de Halicarnasso, uma das sete maravilhas do mundo antigo


Pesquisadores recriam em 3D rosto de mulher neandertal de 75 mil anos atrás


Maldição por trás da abertura da tumba de Tutancâmon é desvendada


Pesquisadores relacionam descobertas na Cidade de Davi a evento bíblico


Mistério mesopotâmico de 2,7 mil anos pode ter sido desvendado


Arte original de capa do primeiro 'Harry Potter' será leiloada