Uma das 5 mulheres libertadas pela polícia - Reprodução/Polícia Nacional da Espanha
Espanha

Brasileiras mantidas como escravas sexuais são libertadas pela polícia espanhola

As mulheres foram levadas para a Espanha com promessa de emprego de limpeza, mas foram obrigadas a se prostituírem

Redação Publicado em 18/10/2023, às 19h00

A Polícia Nacional da Espanha conduziu uma operação de resgate nesta quarta-feira, 18, libertando cinco mulheres brasileiras que eram mantidas em cárcere privado e exploradas sexualmente na cidade portuária de Alicante. As vítimas, envolvidas em um caso de tráfico humano, haviam sido atraídas sob falsas promessas para a Espanha, vindo do Brasil.

"Elas chegaram à Espanha enganadas para trabalhar como faxineiras, porém, uma vez em nosso país, foram forçadas à prostituição para pagar a suposta dívida que haviam contraído na viagem", informou a polícia espanhola.

Além disso, as vítimas acreditavam que o processo de regularização de sua situação no país europeu seria pago, o que não ocorreu. As autoridades prenderam cinco pessoas ligadas à quadrilha, acusadas de formar uma organização criminosa dedicada à exploração sexual.

Controle das mulheres

O controle exercido sobre as mulheres era rígido, com o uso de câmeras de vigilância no bordel onde eram forçadas a trabalhar. Essas mulheres viviam em condições desumanas, sendo exploradas 24 horas por dia e sem permissão para recusar clientes. Além disso, tinham que arcar com despesas como aluguel, alimentação e água.

Os membros da organização aproveitaram as crenças religiosas das vítimas para, através de rituais, altares e oferendas, conseguirem lealdade absoluta aos líderes da organização", acrescentou a polícia.

A operação contou com a colaboração da Polícia Federal do Brasil e destaca a importância do trabalho conjunto das forças de segurança na luta contra o tráfico humano e a exploração sexual, de acordo com o portal O Globo.

Espanha Sexuais prostituição Polícia promessa emprego libertação Escravas brasileiras

Leia também

Em sua estreia profissional, boxeador morre após ser nocauteado


Bombeiros se esforçam para resgatar cavalo preso no 3º andar de edifício em São Leopoldo


Reconciliação entre Kate Middleton e Príncipe Harry é cada vez mais improvável


MPF acusa cinco ex-agentes do regime militar pela morte de Marighella


Em que consistem os 'aviões do juízo final' adquiridos pelos EUA?


FBI alerta para possíveis ataques do Estado Islâmico contra comunidade LGBTQIA+