Imagem ilustra 'Buraco Azul' - Divulgação / TV Verdes Mares
Brasil

'Buraco Azul' é interditado após descoberta de explosivos no ponto turístico do Ceará

A pedreira desativada atrai banhistas do Brasil inteiro, mas está bloqueada para a localização dos vestígios de explosivos

Wallacy Ferrari Publicado em 18/03/2023, às 08h50

Quem planejou curtir o fim de semana no 'Burazo Azul', pedreira desativada que virou ponto turístico em Juazeiro do Norte, no Ceará, teve os planos frustrados com o anúncio da Autarquia Municipal de Meio Ambiente de Juazeiro do Norte (AMAJU), comunicando que, a partir da manhã deste sábado, 18, o local seria interditado.

O nome, adquirido pela chamativa água do local, que mistura tons densos de azul e verde em sua coloração, foi diretamente relacionado ao motivo da interdição; especialistas que visitaram o local constataram que a cor é resultado de aditivos químicos provenientes de explosivos usados na região para explorar rochas.

Os tais resquícios de explosivos eram usados por uma mineradora, que abandonou a exploração no local, que conta com paredões de até 30 metros e com águas cuja profundidade chega a 10 metros. O risco de contato com vestígios de dinamites pode prejudicar a saúde dos banhistas, com a intervenção sendo necessária, como informou o portal de notícias G1.

Medidas oficiais

A AMAJU solicitou em ofício que a área seja cercada e fechada com portões para evitar a entrada da população, além de ordenar a instalação de placas orientando a entrada proibida e risco de acidentes no local, informando que a área não é adequada para lazer ou recreação.

Brasil saúde investigação Ceará ponto turístico Segurança pedreira

Leia também

Funcionário de aeroporto na Indonésia despenca de escada de desembarque


Holandesa de 29 anos consegue direito a eutanásia por sofrimento mental


Em um desafio, adolescente come chip de pimenta e morre nos EUA


Após show de Madonna, areia de Copacabana é vendida como item raro na internet


Colônia de Roanoke: Arqueólogos lançam nova luz sobre a misteriosa história


Após ficar 10 horas desaparecida, idosa é resgatada em bueiro