Cozinha encontrada em casa medieval na República Tcheca - Divulgação/Facebook/Národní památkový ústav
Casa medieval

Casa medieval revela cozinha de 600 anos na República Tcheca

Cozinha do século 15 contava com forno de tijolos e uma lareira

Redação Publicado em 15/08/2022, às 14h25

Uma cozinha bem preservada que data de pelo menos 600 anos atrás foi encontrada por arqueólogos que escavavam uma casa medieval em Morávia-Silésia, na República Tcheca, perto das muralhas históricas da cidade de Nový Jičín.

Em um comunicado publicado no Facebook no dia 30 de julho, o Museu Novojičínska revelou como a equipe surpreendentemente descobriu a cozinha equipada com um forno de tijolos e uma lareira, onde foram identificados potes de cerâmica.

Segundo reportou a revista Galileu, como os artefatos foram deixados na lareira, os especialistas sugerem que os utensílios podem ter sido lavados e colocados no local para que pudessem secar antes de os moradores fugirem da casa, para qual não voltaram.

Detalhes da cozinha de 600 anos / Divulgação/Facebook/Národní památkový ústav

 

Para Pavel Stabrava, pesquisador do museu, os habitantes da residência podem ter sido burgueses, ainda que não muito ricos — os com mais dinheiro moravam ao redor da praça de Nový Jičín.

Como a casa estava localizada perto das muralhas da cidade, esta seria de uma família burguesa menos abastada”, disse Stabrava ao Prague Morning. "Os burgueses mais ricos teriam vivido nas chamadas casas de 'cervejaria' ao redor da praça da cidade.”

Acredita-se ainda que as famílias da época tenham vivido em casas de madeira, como relatou František Kolář, do Instituto do Patrimônio Nacional, que participou na escavação. Ele destaca, no entanto, que pouco se sabe sobre as pessoas que ali viveram durante a Idade Média.

Não há muitas escavações arqueológicas no centro histórico da cidade”, afirmou. “Esta é uma das primeiras que foram feitas e esperamos poder continuar com as escavações à medida que as casas históricas forem reformadas.”
Arqueólogos trabalhando na escavação da casa / Divulgação/Facebook/Národní památkový ústav

 

Fugindo da região

Além de itens de cozinha como potes de cerâmica com tampas e uma colher de madeira, os arqueólogos identificaram sinais de fogo nas paredes da casa, que podem indicar que a família foi obrigada a fugir do local e abandonar sua residência.

Os especialistas sugerem que os moradores podem ter escapado de um ataque incendiário de hussitas, membros de um movimento de reforma religiosa protestante que conquistou Nový Jičín no ano de 1427.

Várias fontes históricas independentes mencionam o cerco e a conquista da cidade, incluindo o massacre de alguns de seus cidadãos”, destacou Stabrava ao portal Ancient Origins.

+ O site Aventuras na História está no Helo! Não fique de fora e siga agora mesmo para acessar os principais assuntos do momento e reportagens especiais. Clique aqui para seguir.

Idade Média História arqueologia escavação notícia República Tcheca cozinha casa

Leia também

Fotos inéditas da família real britânica serão exibidas no Palácio de Buckingham


Colônia de Roanoke: Arqueólogos lançam nova luz sobre a misteriosa história


Fotógrafo flagra maior tatu do mundo na Serra da Canastra, em Minas Gerais


Ossadas carbonizadas são encontradas em fazenda de possível milícia do RJ


Ucrânia: Zelensky pretende convocar presidiários para guerra contra a Rússia


Eslováquia: Idoso acusado de tentar matar primeiro-ministro tem primeira audiência