Migrantes cruzam a região da selva de Darien Gap - Getty Images
Abuso

Centenas de migrantes sofreram abuso tentando chegar aos EUA

Centenas de pessoas, muitas delas crianças, sofreram abuso sexual ao cruzarem território do Panamá tentando chegar nos EUA

Giovanna Gomes Publicado em 24/11/2023, às 12h31

Na perigosa selva de Darien Gap, no Panamá, centenas de migrantes enfrentaram abusos sexuais em sua jornada em direção à fronteira sul dos Estados Unidos, inclusive crianças que foram vítimas nas denominadas "tendas de estupro".

Um novo relatório da organização Médicos Sem Fronteiras revela que, somente em 2023, seus membros trataram quase 400 vítimas de agressão sexual nessa região, marcada pela presença de criminosos armados que, ao vagarem pelo deserto, sequestram, roubam e violentam aqueles que tentam atravessar.

Mesmas trilhas do tráfico

O relatório destaca que os traficantes utilizam as mesmas trilhas para o tráfico de drogas, e grupos armados patrulham a selva sem lei.

De acordo com informações do New York Post, somente em outubro, o Médicos Sem Fronteiras prestou auxílio a 107 vítimas de abuso sexual, incluindo 59 em uma única semana. A fonte menciona que as "tendas de estupro" são montadas com o propósito de facilitar tais abusos.

A organização, que instou os governos regionais a aumentarem a presença policial para dissuadir a violência sexual contra os migrantes, enfatiza que muitas das vítimas são crianças e adolescentes.

EUA Crianças notícias Panamá abuso Estupro migrantes tendas

Leia também

Mulher que morava em placa de supermercado é descoberta por funcionários nos EUA


Nostradamus previu enchentes para 2024: "Haverá grandes inundações que serão vistas"


Rosto de múmia de mulher egípcia é reconstruído em 3D


Tempestade solar causa aurora boreal na Europa e América do Sul, entenda!


Órgão já alertava sobre risco de tragédia por chuvas em Porto Alegre desde 2023


Golden Retriever nasce verde-limão e chama a atenção na internet