Xi Jiping (China) e Kim Jong-un (Coreia do Norte) - Wikimedia Commons
Coreia do Norte

China teria enviado equipe médica para assessorar Kim Jong-un, afirma agência

Informação foi divulgada em meio às diversas notícias de que o líder da Coreia do Norte está gravemente doente, nenhuma delas ainda comprovada

André Nogueira Publicado em 25/04/2020, às 07h00 - Atualizado às 09h05

Em meio às especulações sobre o atual estado de saúde do líder norte-coreano Kim Jong-un, foi informado que o Departamento de Ligação Internacional do Partido Comunista Chinês enviou uma equipe de médicos para a Coreia do Norte, em ajuda ao jovem politico. A informação divulgada pela Reuters proveria de fontes anônimas, que não quiseram se identificar dada a delicadeza das áreas que o tema abrange.

A publicação coloca que ainda não é possível saber sobre a atual situação de Kim ou de sinalizações da comissão chinesa sobre o assunto, que teria sido abordado com cautela. Ao tentar entrar em contato com as autoridades, a Reuters não conseguiu respostas nem do órgão governamental nem do chanceler chinês.

Kim Jong-un / Crédito: Getty Images

 

As epeculações começaram após o periódico Daily NK, composto de dissidentes do país comunista, divulgar um suposto acidente cardiovascular ocorrido durante procedimento médico do líder Kim, logo depois de uma reunião partidária. Segundo a agência, o coreano passaria por dificuldades causadas pelo consumo de cigarro, obesidade e excesso de trabalho.

Em mais de uma ocasião, órgãos e líderes da China, EUA e Coreia do Sul declararam não acreditar no rumor de que Kim estaria próximo da morte, ou mesmo que estaria doente. Todavia, o quadro do comandante comunista é incerto, mas lideranças de Seul afirmam que ele “governa normalmente”, enquanto Donald Trump, presidente dos EUA, acredita que notícia “estava incorreta”.

Coreia do norte China saúde Suspeita

Leia também

A saga do Mausoléu de Halicarnasso, uma das sete maravilhas do mundo antigo


Pesquisadores recriam em 3D rosto de mulher neandertal de 75 mil anos atrás


Maldição por trás da abertura da tumba de Tutancâmon é desvendada


Pesquisadores relacionam descobertas na Cidade de Davi a evento bíblico


Mistério mesopotâmico de 2,7 mil anos pode ter sido desvendado


Arte original de capa do primeiro 'Harry Potter' será leiloada